Resumo
- A visita aconteceu na Escola Superior de Tecnologia (EST) e fez parte da missão anual da comitiva europeia no Brasil, que neste ano escolheu o Amazonas como sede da agenda.
- Agora no g1 A embaixadora da União Europeia no Brasil, Marian Schuegraf, coordenadora da missão, reforçou a importância de fortalecer parcerias com instituições da Amazônia.
- BR-319 e Potássio Autazes entram em discussão entre governo do AM e embaixadores da União Europeia A recepção contou com pró-reitores, professores, diretores de unidades acadêmicas e reitores de outras instituições de ensino superior do Amazonas.
- Programação sexta-feira A programação de visita dos embaixadores dos 17 países da União Europeia segue nesta sexta-feira (22) na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), em seguida haverá um encontro no Centro de Bionegócios da Amazônia e também haverá uma ida às instalações da Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI).
Embaixadores da União Europeia conhecem iniciativas de inovação e sustentabilidade da UEA — Foto: Foto: Divulgação/UEA
Embaixadores da União Europeia conhecem iniciativas de inovação e sustentabilidade da UEA — Foto: Foto: Divulgação/UEA
Embaixadores de 17 países da União Europeia visitaram nesta quinta-feira (21) a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em Manaus. O encontro teve como objetivo ampliar parcerias econômicas, comerciais e acadêmicas, especialmente após a implementação do Acordo União Europeia-Mercosul.
A visita aconteceu na Escola Superior de Tecnologia (EST) e fez parte da missão anual da comitiva europeia no Brasil, que neste ano escolheu o Amazonas como sede da agenda.
Os diplomatas da Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Finlândia, Irlanda, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Tcheca e Suécia foram recebidos pelo reitor da UEA, professor André Zogahib.
Durante o encontro, Zogahib destacou projetos voltados para tecnologia e meio ambiente. Segundo ele, a aproximação com a União Europeia pode ampliar o intercâmbio de alunos, professores e pesquisadores.
Agora no g1
A embaixadora da União Europeia no Brasil, Marian Schuegraf, coordenadora da missão, reforçou a importância de fortalecer parcerias com instituições da Amazônia.
“Com o acordo UE-Mercosul recentemente aplicado, a União Europeia quer aumentar a sua presença nos estados do Brasil. Estou, aqui, com todos os embaixadores na Universidade do Estado do Amazonas para ver como podemos expandir a nossa cooperação”, disse.
Os embaixadores conheceram projetos desenvolvidos na EST, como:
- Projeto Yara: monitoramento da qualidade da água do rio Amazonas;
- Projeto Curupira: sistema integrado de vigilância ambiental;
- ProQAS/AM: programa de monitoramento de água, ar e solos no estado.
A comitiva também visitou laboratórios da universidade, incluindo o de Química Aplicada à Tecnologia (GP-QAT), que abriga a maior plataforma de monitoramento de mercúrio da região Norte. A agenda incluiu ainda o Saltu-UEA, voltado ao desenvolvimento de jogos eletrônicos, e o Cyber Labs, dedicado a sistemas ciberfísicos.
LEIA TAMBÉM:
A recepção contou com pró-reitores, professores, diretores de unidades acadêmicas e reitores de outras instituições de ensino superior do Amazonas.
Programação sexta-feira
A programação de visita dos embaixadores dos 17 países da União Europeia segue nesta sexta-feira (22) na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), em seguida haverá um encontro no Centro de Bionegócios da Amazônia e também haverá uma ida às instalações da Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI).