Em Manaus, menos de 4% das crianças de 0 a 3 anos são atendidas por creches públicas

Em Manaus, menos de 4% das crianças são atendidas por creches públicas

Em Manaus, menos de 4% das crianças são atendidas por creches públicas

Em Manaus, cerca de 162 mil crianças de 0 a 3 anos de idade, apenas 3,6% (ou 5.909) são atendidas por creches da rede municipal da ensino. Ou seja, a quantidade de vagas disponível é bem menor que o número de crianças aptas a frequentar as creches.

Com a proximidade de início de mais um ano letivo, os pais voltam a se deparar com o déficit de vagas para creches públicas na capital, problema que está longe de diminuir.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informou que pretende inaugurar novas creches ainda no primeiro semestre desse ano. “Vamos ter uma capacidade, neste ano, em torno de 7,5 mil vagas. Estamos trabalhando muito para que nós possamos reduzir esse déficit o máximo que pudermos”, declarou o secretário da Semed, Pauderney Avelino.

A dona de casa Débora Carvalho tem 2 filhos, de 1 e 3 anos. Pela idade, eles deveriam estar matriculados em uma creche da rede municipal de ensino, mas a realidade é outra.

No conjunto Cidadão 5, no bairro Nova Cidade, Zona Norte, deveria funcionar uma creche em um prédio que encontra-se abandonado.

Creche abandonada no bairro Nova Cidade, Zona Norte de Manaus. — Foto: Rede Amazônica

“Uma creche que podia estar funcionando pra muita gente começar a trabalhar, mas não tem, está desse jeito aí”, reclamou.

O obra é um projeto do governo federal em parceria com o Município. O custo é de mais R$ 1,7 milhão. Pela placa, é possível identificar que a construção iniciou em 2016 e deveria ter sido entregue em 2017, mas atualmente o local está abandonado e tomado pelo mato.

Saindo da Zona Norte, a reportagem encontrou uma situação semelhante no bairro Planalto, Zona Centro-Oeste.

“O prefeito tá dizendo que até no mês de maio eles vão estruturar aquilo e assumir essa responsabilidade. Esperamos que isso ocorra, porque se não ocorrer, a comunidade, a partir de junho, vai assumir aquilo. Nós vamos dar um destino para aquele material porque não é possível que R$ 1,7 milhão seja jogado dentro do mato”, afirmou o líder comunitário do bairro, Gilberto Ribeiro.

Creche abandonada no Jardim Versalhes, bairro Planalto, Zona Centro-Oeste de Manaus. — Foto: Rede Amazônica

E sem vaga na rede pública, a única alternativa que a autônoma Gabriela Nantes encontrou foi recorrer a creches particulares, mas após avaliar os custo, precisou mudar os planos.

“Trabalhei durante 6 meses, e o motivo que eu saí realmente foi esse. Ou eu trabalhava e pagava alguém pra cuidar dos meus filhos, e não me sobrava nada final do mês, ou eu ficava em casa com eles. E eu preferi ficar em casa com eles pra ver se a gente conseguia dar uma economizada aí”, relatou.

Os vídeos mais assistidos do Amazonas

Deixe um comentário