CGU: estímulo à transparência e ao bom uso dos recursos públicos

Os esforços do Governo Federal para enfrentamento ao novo coronavírus vão além da liberação de recursos financeiros. De olho no que vem sendo aplicado pelos órgãos federais e destinado a estados e municípios, a Controladoria-Geral da União (CGU) lançou, em julho, um painel de controle sobre as contratações relacionadas ao tema.

O sistema permite acompanhar despesas realizadas pela União, estados, Distrito Federal e municípios para a aquisição de bens, insumos e contratação de serviços. A ferramenta fornece dados gerenciais e indica aos gestores um referencial de preços das aquisições neste período de Covid-19, com o objetivo de auxiliar a obtenção da melhor compra.

Entre abril e o início de agosto, a CGU realizou 25 operações para combater desvios de recursos federais, em conjunto com a Polícia Federal, Ministérios Públicos e outros órgãos parceiros.

Canal direto com população

Para receber manifestações a respeito da atuação de agentes públicos e da prestação de serviços relacionados à prevenção da Covid-19, a CGU criou um canal direto com o cidadão. Os relatos podem ser enviados por meio de formulário eletrônico, na plataforma Fala.BR.

Transparência

Mais uma funcionalidade do Portal da Transparência, a consulta aos dados de beneficiários do Auxílio Emergencial mostra a qualquer cidadão informações sobre o pagamento das parcelas.

Pelo link “Benefícios ao Cidadão”, é possível filtrar dados por estado, município e o mês de pagamento da parcela. A iniciativa contribui para o fortalecimento do controle social.

Texto original

Deixe um comentário