Suspensão de visitas em unidades prisionais do Amazonas é mantida

Vista aérea do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em Manaus — Foto: Luana Borba/Rede Amazônica

O sistema prisional do Amazonas permanecerá com as visitações suspensas. O tema foi debatido na noite desta segunda-feira (22), durante reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, do Governo do Amazonas, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).

O retorno das visitas estava previsto para o dia 17 deste mês, mas foi suspenso para novas inspeções, que visavam verificar o nível de segurança contra a Covid-19.

Até esta segunda (22), mais de 10,5 mil morreram com Covid no estado, que enfrenta a segunda onda da doença desde o mês de janeiro.

Os integrantes do comitê avaliaram o parecer técnico elaborado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), que recomendou à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) pela suspensão das visitas, enquanto os indicadores epidemiológicos apontarem para a alta dos casos do novo coronavírus no estado.

O relatório será enviado para o Ministério Público do Estado (MPE). O comitê é formado por representantes dos órgãos de saúde das esferas federal, estadual e municipal.

Durante a reunião, os membros do comitê informaram, ainda, que o assunto voltará a ser discutido tão logo os índices diminuam e o Estado passe para a fase laranja.

As visitas foram suspensas por conta da pandemia, e os detentos estão mantendo contato com familiares por meio de televisitas.

VÍDEOS: mais assistidos do G1 Amazonas nos últimos 7 dias

Deixe um comentário