Manaus tem novos modelos do cartão do transporte coletivo; relembre os antigos

Sistema de bilhetagem eletrônica existe em Manaus desde 2005 e já teve diferentes modelos de cartões. — Foto: Divulgação/Sinetram

O Cartão PassaFácil para os passageiros do transporte coletivo de Manaus passa a ter três novas aparências a partir dessa segunda-feira (24). Antes deles, os cartões já tiveram três modelos diferentes que ficaram popularmente conhecidos – relembre os modelos anteriores abaixo.

De acordo com o Sindicato das Empresas das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), os novos layouts são destinados às modalidades de cartão de crédito comum, estudante e vale transporte.

Novos modelos do Cartão PassaFácil trazem imagens de cartões postais da cidade. — Foto: Divulgação/Sinetram

Os três novos modelos de cartões trazem as imagens do Teatro Amazonas, Ponte Phelippe Daou e do Rio Negro. Os passageiros do transporte coletivo poderão escolher entre os três modelos ao solicitar a primeira ou demais vias do cartão PassaFácil.

“Os novos modelos do cartão PassaFácil mostram os principais cartões postais da capital Amazonense. Além do layout atrativo, os passageiros poderão escolher o modelo que mais agrada independente da modalidade emitida. A nossa proposta é também lançar posteriormente edições comemorativas dos cartões”, disse o gerente de Bilhetagem Eletrônica, Fábio Byron.

Modelos antigos

De acordo com o Sinetram, quando a cidade começou a ter bilhetagem eletrônica, dois modelos diferentes foram lançados. O cartão para Estudante e o Vale Transporte. Os modelos começaram a ser usados em 2005 e foram emitidos até 2018.

Cartão Estudante passou a ser usado em 2005 para o transporte público de Manaus. — Foto: Divulgação/Sinetram

Vale Transporte também passou a ser usado em 2005 e foi emitido até 2018, em Manaus. — Foto: Divulgação/Sinetram

A partir de 2018, os dois cartões que costumavam ser usados foram integrados em um modelo único, chamado Cartão Cidadão. O cartão passou a ser usado para as modalidades crédito comum, estudante e vale transporte.

A partir de 2018, os cartões para o transporte público de Manaus foram integrados em um único modelo. O Cartão Cidadão. — Foto: Divulgação/Sinetram

Ainda conforme o Sinetram, mesmo com o lançamento dos três novos cartões, os modelos antigos continuam valendo e serão substituídos gradativamente quando houver caso de perda ou extravio.

Crédito Comum ou Vale Transporte

Para emissão do cartão para Crédito Comum ou Vale Transporte, é necessário realizar o agendamento no site http://www.sinetram.com.br/agendamento.

No dia e horário agendados o cliente deve estar munido do RG e CPF. A primeira via é gratuita e para as demais vias é cobrada uma taxa no valor de R$ 15,00.

Cartão Estudante

Para emissão do cartão estudante é necessário primeiramente fazer o cadastro ou recadastro no site http://estudantes.manaus.am.gov.br e aguardar a aprovação da instituição de ensino.

Em seguida deve ser realizado o agendamento para a retirada do cartão pelo site https://www.sinetram.com.br/agendamento.

No dia e horário agendados o estudante deve estar munido do RG e CPF. Em caso de menor de idade, é necessário ir acompanhado do responsável. A primeira via é gratuita e para demais vias é cobrada uma taxa de R$ 15,00.

Os vídeos mais assistidos do Amazonas

Deixe um comentário