Manaus elege quatro mulheres para a Câmara Municipal

Mulheres eleitas como vereadoras em Manaus: (da esq. para a dir.): Glória Carratte, Thaysa Lippy; Yomara Lins e Professora Jaqueline — Foto: Divulgação/Arte G1 AM

Dos 41 vereadores eleitos, em Manaus, quatro são mulheres. É o que apontam os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o resultado das Eleições Municipais do domingo (15). Com esse número, a capital do Amazonas ficou entre as cinco capitais do país com a menor participação feminina no legislativo municipal.

Em 2016, apenas três mulheres foram eleitas. Em 2020, com a conquista de mais uma cadeira, a bancada feminina – que ainda é pequena – conquistou 9,75% do total de assentos da Câmara.

Foram eleitas vereadoras:

  • Professora Jacqueline, do Podemos, com 9.208 votos;
  • Thaysa Lippy, do Progressistas, que obteve 6.736 votos;
  • Glória Carratte, do Partido Liberal, com 4.299 votos;
  • Yomara Lins, do PRTB, que levou 4.278 votos.

Dessas, as vereadoras Professora Jacqueline e Glória Carratte, foram reeleitas. Já Thaysa Lippy e Yomara Lins são estreantes no legislativo municipal. A vereadora Mirtes Sales, eleita em 2016 e que buscava a reeleição, não conseguiu a vaga.

A Bancada Coletiva, do PSOL, que era formada por quatro mulheres, obteve 7.662 votos, votação maior que da segunda eleita, Thaysa Lippy. Mas, por conta do coeficiente eleitoral necessário para que cada partido conseguisse eleger representantes para a Câmara, as quatro candidatas ficaram de fora da nova legislatura.

Segundo o TSE, em 2020, 422 mulheres eram candidatas a vereadora na capital, número que representou 30,8% do total de postulantes Já os homens foram 1.370. Em relação ao Amazonas, das 10.333 pessoas que registraram pedido de candidatura, 7.002 foram homens e 3.331 mulheres.

Pelo quarto ano eleitoral consecutivo, as mulheres também foram a maioria do eleitorado amazonense, de acordo com o TSE. Dos mais de 2,5 milhões de eleitores aptos a votar em 2020, no Amazonas, mais da metade (51,3%) são do sexo feminino, e os homens representam 48,7% do eleitorado.

De acordo com um levantamento do G1, Manaus é uma das cinco capitais do país com a menor participação de mulheres nas Câmaras Municipais. A capital só perde para Porto Velho, Cuiabá, Campo Grande e João Pessoa.

Veja os vídeos mais assistidos do G1 AM nos últimos sete dias:

Deixe um comentário