Decreto que libera abertura de academias e similares por cinco horas diárias no Amazonas é publicado

Academias podem abrir a partir de segunda-feira (1º), no Amazonas. — Foto: Reprodução/TV TEM

O Governo do Amazonas publicou os decretos 43.482 e 43.483, de 26 de fevereiro de 2021, que autorizam a abertura de academias e estabelecimentos similares por 5h diárias. A publicação ocorreu neste domingo (28).

Os decretos trazem ajustes nas medidas de restrição parcial e temporária de circulação de pessoas, tanto no interior quanto na capital do estado. Na semana passada, o governo liberou a abertura de shoppings, lojas e restaurantes.

O Amazonas começa a ver os números da Covid diminuírem, após enfrentar a segunda onda da doença. O sistema de saúde entrou em colapso em janeiro. Até este domingo (28), mais de 10,8 mil pessoas morreram com Covid no estado.

Conforme aprovado pelo Comitê de Enfrentamento da Covid-19, na capital, o novo decreto terá validade por sete dias, a contar desta segunda-feira (1º). No interior, as medidas restritivas também foram prorrogadas até 7 de março.

Em ambos os casos, ficou mantida a restrição de circulação de pessoas das 19h às 6h, ressalvados os casos de extrema necessidade.

Na capital, a única alteração em relação ao decreto 43.450, de 19 de fevereiro de 2021, é a liberação do funcionamento de academias e similares, de segunda a sábado, no período de 6h às 11h, com ocupação restrita a 50% da capacidade do estabelecimento.

Segundo o governo, a medida levou em consideração a redução das taxas de transmissão e da média móvel de óbitos por Covid-19, na última semana, no município de Manaus.

Veja os vídeos mais assistidos do G1 Amazonas nos últimos 7 dias

Deixe um comentário