Decisão foi do conselheiro Josué Cláudio, que havia mandado suspender o documento. — Foto: Divulgação/SES-AM
O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) autorizou, nesta quarta-feira (26), a republicação do edital de chamamento público da Secretaria Estadual de Saúde (SES). A decisão foi do conselheiro Josué Cláudio, que havia mandado suspender o documento.
Na representação feita ao tribunal, foi alegado que o edital apresentava irregularidades, com destaque para as inscrições de candidatos com necessidades especiais. Algumas das imposições estavam em desacordo com leis estaduais, configurando risco de contratações irregulares.
Uma das irregularidades é que o edital destinava apenas 5% das vagas para pessoas com deficiência e exigindo laudo para inscrição, quando a norma estadual diz que o percentual de vagas destinadas aos deficientes em concursos públicos realizados no estado é de 10%.
Ao ser notificada sobre as irregularidades e a consequente suspensão do edital, a secretaria respondeu ao tribunal informando que já havia cumprido todas as determinações do conselheiro Josué Cláudio.
“A partir disso, continuar com a suspensão poderia ocasionar mais prejuízos ao Estado, já que existe uma necessidade clara de repor e suprir em tempo hábil o quadro de pessoal da Rede Estadual de Saúde em razão da contaminação pela Covid-19 dos profissionais da linha de frente”, decidiu o conselheiro.