Roda de conversa debate futuro da pós-graduação

O futuro da pós-graduação foi o tema da roda de conversa realizada durante o I Encontro de Pós-Graduação do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/ Fiocruz Amazônia) nesta sexta-feira (1/11). A atividade reuniu professores, coordenadores de cursos, diretores de instituições de ensino e pesquisa que apresentaram aos alunos um breve diagnóstico da pós-graduação e os efeitos causados pelos cortes de bolsas e investimentos do Governo Federal, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e  do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

01.11.2019 - RODA DE CONVERSA SOBRE O FUTURO DA PÓS GRAD. - FOTOS ÉRICO X._-50

Roda de conversa reúne professores, coordenadores de cursos, diretores de instituições de ensino e pesquisa

Participaram do  diálogo a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales;  a vice-diretora de Ensino do ILMD/ Fiocruz Amazônia, Claudia María Ríos Velásquez; a coordenadora de pós-graduação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Patrícia Melchionna Albuquerque; a diretora do departamento de Acompanhamento e Avaliação das Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Adriana Malheiro Alle Marie; o coordenador de ações internacionais do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Fábio Trindade; o  diretor da Escola de Enfermagem de Manaus da Ufam, Esron Soares, e o coordenador geral da Associação de Pós-Graduandos da ILMD/Fiocruz Amazônia, Richarlls Martins.

01.11.2019 - RODA DE CONVERSA SOBRE O FUTURO DA PÓS GRAD. - FOTOS ÉRICO X._-47

Márcia Perales- diretora-presidente da Fapeam

Márcia Perales lembrou que a Fapeam é uma instituição nova (16 anos), e que ao longo de sua vida passou por momentos de ascensão, com recursos significativos para investimentos, mas que também a instituição teve um período de declínio nos investimentos.

Ressaltou que em 2019, num esforço do governador do Amazonas, Wilson Lima, a Fapeam está retomando os investimentos em programas que atendem às suas linhas de ação, em especial a de formação e capacitação de recursos humanos para ciência, tecnologia e inovação (CT&I). Na oportunidade, Marcia Perales, conclamou os atores diretamente envolvidos com os cursos de pós-graduação para unirem esforços, a fim de que os programas de pós-graduação no Estado avancem, e os convidou para a reunião a acontecer no dia 7 de novembro,  com a diretora de avaliação da Capes, Sônia Nair Báo, em Manaus, para tratar da Avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduação da Capes (SNPG/Capes).

Claudia María Ríos Velásquez (ILMD/Fiocruz Amazônia) falou dos esforços que estão sendo feitos pela Fiocruz para a manutenção dos cursos e da oferta de bolsas para os alunos da pós-graduação. Porém, alertou que para o 2020, “a expectativa é incerta; o futuro não está muito claro”, sinalizando que, caso permaneça esse cenário de falta de investimentos,  os cursos da Unidade da Fiocruz no Amazonas e o quantitativo de bolsas podem ser afetados.

Patrícia Melchionna Albuquerque (UEA) e Adriana Malheiro Alle Marie (Ufam) manifestaram a mesma preocupação, apesar de reconhecerem o esforço do Governo do Amazonas, para a manutenção dos programas de pós-graduação e de bolsas para os estudantes.

01.11.2019 - RODA DE CONVERSA SOBRE O FUTURO DA PÓS GRAD. - FOTOS ÉRICO X._-62

Sérgio Luz-diretor do ILMD/Fiocruz Amazônia

Sérgio Luz, pesquisador e diretor do ILMD/Fiocruz Amazônia, endossou as colocações feitas por Márcia Perales, e ressaltou que os investimentos da Fapeam neste ano deram fôlego para  a manutenção do número de bolsas para alunos, bem como para a realização de ações e atividades no Instituto.

Ao final do Encontro, alunos dos cursos de mestrado e doutorado da Fiocruz Amazônia reuniram-se com Richarlls Martins, para uma possível formação de associação local em defesa da CT&I e de interesses dos pós-graduandos da Unidade.

Por: Márlúcia Seixas

O post Roda de conversa debate futuro da pós-graduação apareceu primeiro em FAPEAM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *