Diretoria da Fapeam visita Instituto Transire de Tecnologia e Biotecnologia

Com intuito de estreitar a interlocução e prospectar parcerias visando o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no Amazonas, a diretoria da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) visitou na terça-feira (29/10) o Instituto Transire de Tecnologia e Biotecnologia do Amazonas, no bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus.

O objetivo foi  conhecer as atividades desenvolvidas pelo instituto e verificar possibilidades que sejam convergentes entre as duas instituições para possíveis parcerias.

A visita foi realizada pela diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales, juntamente com a diretora Administrativo-Financeira, Márcia Irene Andrade, que foram recebidas  pelo diretor de desenvolvimento do Instituto Transire de Tecnologia e Biotecnologia do Amazonas, Carlos Henrique Fonseca, a diretora de pesquisa e desenvolvimento da Transire, Juliana Marchiori, e pelo coordenador de marketing, Luiz Chouin.

WhatsApp Image 2019-10-30 at 15.05.39

No encontro, Márcia Perales destacou que a Fapeam tem como missão fomentar a pesquisa científica, o desenvolvimento tecnológico, a inovação e a formação de recursos humanos. E que a Fundação é a principal instituição na esfera estadual no fomento de recursos financeiros diretos para o desenvolvimento dessas ações.

“Em 2019 o Governo do Amazonas reposicionou a CT&I no Estado, por entender a importância dessa área para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Estado. Somente neste ano, já lançamos 15 programas, incluindo o de cooperação internacional”, informou.

29.10.2019 - FAPEAM VISITA INST. TRANSIRE-114

Segundo Carlos Henrique Fonseca, o Instituto Transire de Tecnologia e Biotecnologia do Amazonas promove projetos com foco na pesquisa, desenvolvimento de tecnologias, produtos e serviços inovadores. Para isso, atua com profissionais de diversas áreas do conhecimento.

“Ficamos  felizes com a visita da Fapeam ao nosso Instituto. Mostramos os nossos laboratórios, infraestrutura, nossos principais projetos aqui nas áreas tecnológicas e de biotecnologia. Eu espero que diante do que foi apresentado à Fapeam e ao governo do Estado conhecendo as nossas linhas de pesquisa identifiquem aí sinergias, possibilidades de convergências para que nós possamos então alavancar cada vez mais inovações e pesquisa aqui na nossa região”, comentou.

Juliana Marchiori avalia de forma positiva a aproximação entre o setor privado com o público. “Fomentar a pesquisa é muito importante. Eu acho que faz muito sentido, principalmente para a região que tem muito potencial ainda a ser explorado”, disse.

Por: Esterffany Martins

Fotos: Érico Xavier

O post Diretoria da Fapeam visita Instituto Transire de Tecnologia e Biotecnologia apareceu primeiro em FAPEAM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *