Programas e fomento à CT&I no Amazonas foram apresentados em palestra no Ifam

Os programas desenvolvidos pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e o fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no Amazonas foram apresentados pela diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales, para alunos e professores durante a Semana de Informática, realizada no Instituto Federal do Amazonas (Ifam), campus Manaus Centro, zona Sul de Manaus, na quinta-feira (3/10).

Na ocasião, Márcia Perales explicou que a missão da Fapeam é apoiar a formação de recursos humanos, a pesquisa científica (básica e aplicada), tecnológica e de inovação no Estado, com o objetivo de aumentar o estoque de conhecimentos científicos e tecnológicos, para contribuir com o desenvolvimento econômico e social do Estado.

03.10.2019 - SEMANA DE INFORMÁTICA IFAM 2019-  FOTOS ÉRICO X._-7

A diretora-presidente apresentou os 13 programas lançados pela Fapeam de janeiro a agosto de 2019 para apoiar a formação de recursos humanos, pesquisa, inovação, difusão e popularização da ciência no Estado. Desse número, três estão com editais abertos são eles: o Programa de Apoio à Incubadoras (Pró-Incubadoras), que recebe propostas até o dia 21 de outubro; Programa Centelha Amazonas, que recebe inscrição até o dia 29 de outubro. Já o Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev) recebe propostas de interessados, em realizar eventos no segundo semestre de 2020, até o dia 31 de janeiro de 2020.

Durante o evento, Márcia Perales destacou o Programa Centelha Amazonas, cujo objetivo é apoiar ideias inovadoras para transformá-las em negócio de sucesso. O programa recebe inscrição até o dia 29 de outubro, gratuitamente, por meio do site www.programacentelha.com.br. Cada proposta aprovada contará com recurso financeiro até R$65 mil para desenvolver seu projeto. O investimento é por meio de subvenção econômica, ou seja, recursos não reembolsáveis.

“É um programa muito importante para o Estado, uma vez que ele busca incentivar a proposição de novas ideias para transformá-las em empreendimentos novos e exitosos no Amazonas. Muitas vezes uma ideia inovadora não é oriunda apenas de instituições de ensino e pesquisa, mas também de outros diferentes ambientes. É preciso que as pessoas não tenham medo de se inscrever no Programa. Nossa expectativa é receber ideias vinculadas a todos as áreas do conhecimento e segmentos, conforme está discriminado no Edital”, disse.

03.10.2019 - SEMANA DE INFORMÁTICA IFAM 2019-  FOTOS ÉRICO X._-15

Semana de Informática

A Semana de Informática é um evento realizado pelo Ifam – Campus-Manaus-Centro com o objetivo de promover um diálogo produtivo sobre tendências de mercado, pesquisa e inovação na área de Informática. O evento ocorreu nos dias 2, 3 e 4 de outubro. A programação  foi composta por palestras e minicursos oferecidos por diversas instituições e empresas com destaque no cenário da tecnologia da informação.

Por: Esterffany Martins

Fotos: Érico Xavier

O post Programas e fomento à CT&I no Amazonas foram apresentados em palestra no Ifam apareceu primeiro em FAPEAM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *