Palestra do Centro de Estudos da Fiocruz Amazônia vai abordar aspectos gerais da resposta imunológica na tuberculose

Na próxima sexta-feira, 20/9, às 10h, o Centro de Estudos do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) promove a palestra “Aspectos Gerais da Resposta Imunológica na Tuberculose”, a ser ministrada pela pesquisadora, Aya Sadahiro, professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Segundo Aya, a palestra irá abordar aspectos gerais da Tuberculose (Tb), contextualizando que a doença continua sendo um grave problema de saúde pública mundial e que o Brasil está entre os 25 países que contribuem com mais de 50% dos novos casos registrados por ano de Tb no mundo. Neste contexto, a pesquisadora explicará a importância de estudar a Tb em Manaus/AM.

Na ocasião, ela comentará sobre a forma de transmissão da Tb e as possíveis reações e respostas imunológicas do sistema imune inato e adaptativo, após os bacilos atingirem com o tecido pulmonar. O público poderá conhecer as pesquisas que a palestrante realizou nesses últimos 10 anos.

A apresentação ocorrerá na Sala de aula 1, no prédio anexo, na sede da Fiocruz Amazônia, situada à rua Teresina, 476, Adrianópolis, em Manaus.

SOBRE A PALESTRANTE

Aya é graduada em Farmácia pela Ufam, mestre e doutora em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade de São Paulo (USP).

Atualmente é Professora Associada III da Ufam. Possui experiência na área de Imunologia e Microbiologia, atuando principalmente na Imunologia da Tuberculose

CENTRO DE ESTUDOS

O Centro de Estudos do ILMD/Fiocruz Amazônia é um núcleo que oportuniza encontros, palestras, seminários e debates sobre diversos temas ligados à pesquisa e ao ensino para a promoção da saúde.

Os eventos são gratuitos e ocorrem às sextas-feiras. As atividades são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e trabalhadores da área da Saúde.

ILMD/ Fiocruz Amazônia, por Eduardo Gomes
Imagem: Mackesy Nascimento

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *