Idosos do grupo Renascer fazem apresentação teatral na Semana Nacional de C&T do Inpa

A SNCT do Inpa ofereceu atividades para todas as idades (exposições, palestras, visitas, oficinas), inclusive apresentação teatral e aulão de ritmos específicas para idosos. No domingo pela manhã, evento terá um minicurso gratuito para montagem de kit portátil de energia solar. Veja a programação 

Por Ingrydd Ramos (Texto e fotos) - Inpa

 

Com dança, música e teatro, o Grupo Mosaico Renascer da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (Funati) trouxe uma apresentação especial para a Semana Nacional de Ciências e Tecnologia (SNCT) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC). A Companhia existe há 16 anos e visa inclusão social de idosos no meio artístico.

O grupo nasceu no Parque Municipal do Idoso, no ano de 2002, migrando para a Funati em 2009. Muitos dos idosos já estão há muito tempo na Companhia. A coordenadora e assistente social Lilian Machado informou que a ideia inicial era oferecer qualidade de vida, mas atualmente há uma grande mudança positiva relacionada à saúde física, memória e expressão corporal dos integrantes do grupo.

 

SNCTTeatroRenascerFotoIngryddINPA1

 

“Gostamos também de juntar as gerações, para que haja um maior respeito e preparação do envelhecer por parte dos jovens para que eles possam disseminar essa causa”, disse Machado.

Vinte e seis idosos entre 50 e 92 anos participam do grupo. Maria de Nazaré Rocha, conhecida como Rochinha, é uma das pioneiras e ajudou a nomear o grupo de teatro com o nome Renascer. Com 85 anos, Rochinha afirma que o teatro teve impacto significativo para sua saúde. “Eu me sentia muito mais doente sem o teatro. Hoje posso dizer que é o que eu mais gosto de fazer. Aconselho para todas as idosas”, orienta.

ECOEthos SNCT18 Foto Ingrydd Ramos INPA

 

A apresentação aconteceu na quarta-feira (17) durante a SNCT, que este ano tem o tema a redução das desigualdades na Amazônia. O evento é realizado nos três campi do Inpa, mostrando trabalhos realizados pelo Instituto, além de popularizar a ciência e capacitar pessoas em áreas diversas. A programação segue até domingo e conta com oficinas, palestras e atividades lúdicas.

Os interessados em fazer parte do Grupo Mosaico Renascer podem visitar a sede da Funati, localizada na Avenida Brasil, dentro do Complexo do Magdalena Arce Daou, no bairro Compensa, durante segundas e quartas-feiras, de 08h30 às 11h30. “Os homens também são muito bem-vindos ao nosso grupo”, convidou a coordenadora.

 

SNCTTeatroRenascerFotoIngryddINPA4

 

Programação

Até domingo o Bosque da Ciência está com entrada gratuita. Várias atividades de população da ciência, educação ambiental e de incentivo à aprendizagem são oferecidas a todas as idades no espaço, que fica na rua bem-te-vi, s/nº, Petrópolis, zona Sul de Manaus. Veja a programação completa em http://portal.inpa.gov.br/portal/

Para esta sexta-feira, haverá a visita Conhecendo a Flora do Bosque da Ciência (9h às 10h30), Exposição Mudanças Climáticas no Paiol da Cultura (9h às 11h30/ 14h às 16h30), Planetário (9h às 11h30), Charadas no Bosque (13h às 14h), Cine Ciência (13h às 14h), Ecoethos (14h às 16h30) e Planetário (14h às 16h30).

Sábado o visitante poderá encontrar as seguintes atividades Importância do uso de anestésicos no manejo dos peixes (9h às 10h/ Auditório LEEM), Exposição Mudanças Climáticas/Paiol (9 às 11h30 e 14h às 16h30), Planetário (9h às 11h30 e 14h às 16h30), Charadas no Bosque da Ciência (9 às 11h30), Pintando nas trilhas (14 às 16h30) 14 às 16:30 Planetário

 

MarceloCasoniFotoLucietePedrosaASCOM

 

No último dia da SNCT (domingo), continuam durante todo o dia a Exposição Mudanças Climáticas/Paiol e Charadas no Bosque. As novidades são Os Jogos Intergeracionais voltados para todas as idades (9h às 11h30) e o Minicurso Montagem do kit solar portátil e apresentação do Ecolágua, das 14h às 16h30, na sala anexa à Casa da Ciência. Promovido pelo Instituto Amor, o minicurso é gratuito e não é necessário inscrição.

No minicurso os participantes irão aprender a construir o kit de iluminação solar, sistema que atende a necessidade de vários locais remotos e isolados do país sem acesso à energia. O kit é composto por placa solar, duas lâmpadas, uma bateria e um carregador de USB com capacidade para carregar celular e notebook, por exemplo. O kit é simples, de baixo custo e de fácil aplicabilidade, inclusive em embarcações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *