NOTA DE PESAR E SOLIDARIEDADE

O Programa de Coleções Científicas e Biológicas e os Programas de Pós-Graduação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) vêm a público manifestar profundo pesar pela perda irreparável dos acervos histórico, científico e cultural nacional, e mundial, decorrente do incêndio de grandes proporções que acometeu o Museu Nacional (UFRJ) na noite de 02 de setembro de 2018.

 

Perdemos não só mais uma coleção, nem só mais um prédio, mas o primeiro repositório de história natural e antropológico/arqueológico do país.  A perda é irreparável, inestimável e sentiremos seu impacto por décadas. O descaso, a má gestão dos recursos públicos e a pouca importância dada à Ciência no Brasil se arrastam há décadas e caso não haja mudanças, ainda podem ter efeitos danosos futuros para todos.

 

Cientes da nossa responsabilidade como repositórios de patrimônios biológicos e culturais de valor inestimável para a sociedade brasileira, reiteramos que a apropriada manutenção de acervos em nossa instituição e no país ainda depende de investimentos públicos continuados e da elaboração de uma política nacional de formação e manutenção de acervos.

 

Nossa solidariedade aos colegas do Museu Nacional e a todos os cidadãos brasileiros, pois perdemos parte essencial da nossa história e seu testemunho para gerações futuras.

 

Programa de Coleções Científicas Biológicas

Programas de Pós-Graduação

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *