Inpa participa da Virada Sustentável Manaus com cerca de 30 atividades no Bosque da Ciência

Uma novidade desta edição é o grafite colaborativo no muro do Bosque, onde grafiteiros e demais participantes poderão deixar “suas marcas”

Por: Karem Canto – Ascom Inpa

Foto: Acervo Inpa

Teatro, música, troca de livros e a elaboração de um grafite colaborativo no muro do Bosque da Ciência. Estas são algumas atividades que acontecerão, neste sábado e domingo (29 e 30), no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), na 3ª edição da Virada Sustentável Manaus. Ao todo, o Inpa realizará cerca de 30 atividades ao longo dos dois dias. Durante o evento, o Bosque estará de portas abertas para receber o público.

Palestras sobre quelônios, Causos do Sertão (literatura de Cordel contada em verso), exposição de fotografia, dança de rua, oficinas e exposições sobre o meio ambiente também fazem parte da programação.

O objetivo é chamar a atenção da população para a importância da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente.

 

ViradaSustentavel Foto Luciete Pedrosa Cópia

 

Neste fim de semana, o Inpa segue com uma programação variada para todos os públicos e idades. Dentro da programação estão, por exemplo, a Reciclagem do Bem. Materiais como escova de dente e outros serão coletados e enviados para uma empresa de reciclagem. A atividade, além de estar ajudando o meio ambiente, se converterá em recursos para uma instituição de caridade.

Outra novidade dessa edição é a realização do grafite colaborativo. Sete grafiteiros e demais participantes da Virada poderão deixar “suas marcas”, no muro do Bosque da Ciência, espaço de visitação pública do Inpa que recebe anualmente cerca de 120 mil visitantes vindos de várias partes do Brasil e do mundo. 

Os grafiteiros e artistas Raiz, Carolina Bertsch, Hulk, Emerson, Sprok, Hugo HMC e Denis L.D.O, realizarão essa “aula prática” ao ar livre, que tem  com o tema “Animais e conhecimento científico”, para ajudar na revitalização do muro do Bosque. Antes da parte prática, será oferecido um Workshop sobre grafite para os interessados em aprender um pouco sobre a técnica e assim participar da pintura com os artistas.

Para a Coordenadora geral da Virada Sustentável no Bosque, Fernanda Reis, iniciativas como essas ajudam a aproximar e unir os cidadãos que procuram por atividades pró-ambientais que envolvam a melhoria da qualidade de vida de si e da sociedade como um todo. “É um evento em que as pessoas podem se envolver de diversas formas, como desenvolvedor de alguma atividade, como voluntário ou como público participante de uma programação super diversificada que tem como fio condutor a questão ambiental”, diz Reis.

Realizada pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS), com a participação de diversas organizações parceiras, a abertura da Virada acontece hoje (27), a partir das 20 horas, no Teatro Amazonas.

Outras atividades do Inpa

Entre as atividades ambientais e culturais, que o Inpa desenvolverá no sábado e no domingo, em período integral, estão o Busque as casas no Bosque e a Armadilha Fotográfica. Na primeira atividade, o objetivo é encontrar e fotografar o maior número de “casas” de diferentes espécies animais. As três melhores fotos ganharão um brinde no final.

Já na segunda, serão dadas explicações e demonstrações de alguns métodos de pesquisa como a armadilha fotográfica e pegadas das espécies. Ao término da gincana, os participantes poderão ser filmados e fotografados por câmeras instaladas na floresta, e ter suas imagens disponibilizadas na internet com acesso privado (link).

No domingo, último dia da Virada Sustentável no Inpa, pela manhã, acontecerá a atividade teatral Conheça os Animais Amazônicos. Durante o evento, os participantes montarão máscaras pré-confeccionadas de animais da fauna amazônica. Em seguida, serão agrupados para encenação de um teatro em que a esquete indicará características dos animais. A idéia é aprender se divertindo.

“A Virada é sem duvida um importante evento na agenda ambiental da Cidade de Manaus, e é uma honra a participação do Bosque/Inpa no mesmo”, garante Reis.

O Bosque da Ciência do Inpa fica na rua Bem Te Vi, s/nº (antiga Otávio Cabral), bairro Petrópolis, zona Sul de Manaus (AM). O espaço está aberto para visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 16h30. Sábados, domingos e feriados fica aberto das 9h às 16h. Segunda-feira é fechado para manutenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *