Resumo
- Incêndio destrói seis quitinetes no Morro da Liberdade, em Manaus Um incêndio destruiu seis quitinetes em uma vila localizada na Avenida São Pedro, bairro Morro da Liberdade, Zona Sul de Manaus, na tarde deste sábado (22).
- Segundo o Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM), todas as casas atingidas eram de madeira e pertenciam a uma vila de aluguel.
- O Grêmio Recreativo Escola de Samba Reino Unido da Liberdade se solidarizou com as famílias atingidas e abriu a quadra como ponto de apoio para acolhimento e ajuda imediata.
- Em nota, a escola reforçou o compromisso com a comunidade e destacou que “somos uma só família, unidos pela força da solidariedade e do amor ao próximo”.

Incêndio destrói seis quitinetes no Morro da Liberdade, em Manaus
Um incêndio destruiu seis quitinetes em uma vila localizada na Avenida São Pedro, bairro Morro da Liberdade, Zona Sul de Manaus, na tarde deste sábado (22). Segundo o Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM), todas as casas atingidas eram de madeira e pertenciam a uma vila de aluguel.
Antes da chegada da corporação, moradores tentaram controlar as chamas jogando água e retirando móveis, como geladeiras e sofás, para reduzir os danos.
O tenente Fabrício Moraes, do CBMAM, informou que a equipe conseguiu evitar que o fogo se espalhasse para outras residências próximas.
“O incêndio começou em quatro quitinetes e avançou para seis, que foram totalmente destruídas. Atuamos com mais de 20 homens, sete viaturas e utilizamos 27 mil litros de água para controlar as chamas. Felizmente, conseguimos impedir que o fogo atingisse outras casas da vila”, explicou o oficial.
Três pessoas receberam atendimento médico por problemas respiratórios devido à inalação de fumaça. Elas foram encaminhadas ao hospital e já estão fora de risco. Inicialmente, havia informações de que uma idosa poderia estar presa no local, mas ela foi retirada em segurança pela filha.
A causa do incêndio ainda está sendo investigada.
A Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) presta apoio socioassistencial às famílias afetadas. Equipes do Serviço de Emergências e Calamidades atenderam três famílias, entregando cestas básicas, kits de higiene, colchões e lençóis. As famílias também foram cadastradas para receber o Auxílio Aluguel.
Segundo a vistoria preliminar da Defesa Civil, seis quitinetes de madeira foram destruídas completamente, afetando diretamente três moradores. Outras três residências próximas sofreram danos parciais, como rachaduras e destruição de forros de PVC.
Não houve registro de vítimas fatais. A Defesa Civil orientou os moradores sobre como formalizar Boletim de Ocorrência e solicitar vistoria técnica para avaliar a estrutura das residências comprometidas.
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Reino Unido da Liberdade se solidarizou com as famílias atingidas e abriu a quadra como ponto de apoio para acolhimento e ajuda imediata.
Em nota, a escola reforçou o compromisso com a comunidade e destacou que “somos uma só família, unidos pela força da solidariedade e do amor ao próximo”.
Incêndio atinge vila de quitinetes em Manaus — Foto: Nainy Castelo Branco, da Rede Amazônica
Incêndio atinge vila de quitinetes em Manaus — Foto: Nainy Castelo Branco, da Rede Amazônica
Incêndio atinge vila de quitinetes em Manaus. — Foto: Nainy Castelo Branco/Rede Amazônica
Incêndio atinge vila de quitinetes em Manaus. — Foto: Nainy Castelo Branco/Rede Amazônica