Nova unidade do Hospital 28 de Agosto amplia leitos e adota atendimento digital, diz governo do AM

Resumo

  • Secom O Governo do Amazonas inaugurou, nesta sexta-feira (19), a segunda Unidade de Internação do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, no Complexo Hospitalar Sul, em Manaus.
  • O espaço, localizado no quarto andar da unidade, foi totalmente reconstruído e amplia a capacidade do hospital com 85 leitos, distribuídos em 12 enfermarias e três áreas de isolamento.
  • 📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp Veja os vídeos que estão em alta no g1 Durante a inauguração, o governador Wilson Lima afirmou que a modernização ocorre sem a interrupção dos serviços e destacou ainda que o processo inclui a digitalização completa dos fluxos.
  • De acordo com o governo estadual, as obras incluíram a troca completa das redes elétrica, hidráulica e de gases medicinais, além da modernização de climatização, iluminação, postos médicos, farmácia, corredores e áreas de apoio.

Hospital 28 de Agosto inaugura unidade com 85 leitos e atendimento digital — Foto: Secom

O Governo do Amazonas inaugurou, nesta sexta-feira (19), a segunda Unidade de Internação do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, no Complexo Hospitalar Sul, em Manaus.

O espaço, localizado no quarto andar da unidade, foi totalmente reconstruído e amplia a capacidade do hospital com 85 leitos, distribuídos em 12 enfermarias e três áreas de isolamento.

A entrega faz parte do Plano Diretor de Reconstrução do HPS 28 de Agosto, que integra o Complexo Hospitalar Sul, ao lado do Instituto da Mulher Dona Lindu.

Segundo o governo, entre dezembro de 2024 e dezembro de 2025, o complexo ultrapassou 1,6 milhão de atendimentos.

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Durante a inauguração, o governador Wilson Lima afirmou que a modernização ocorre sem a interrupção dos serviços e destacou ainda que o processo inclui a digitalização completa dos fluxos.

“Hoje, nenhum documento tramita de forma física. Tudo é digital, informatizado, e os prontuários dos pacientes já são eletrônicos”, afirmou.

A nova unidade passa a operar com um modelo de atendimento digital à beira do leito. As equipes utilizam tablets, notebooks e palmtops para registrar informações, checar medicações e acompanhar o tratamento em tempo real, sem uso de papel.

Os leitos contam ainda com painéis digitais integrados ao prontuário eletrônico e ao sistema de chamadas.

Para a gerente de enfermagem Juliane Kilian, o modelo reduz riscos durante a administração de medicamentos. “O paciente consegue acompanhar o que está sendo preparado e administrado, o que aumenta a segurança tanto para ele quanto para os profissionais”, disse.

De acordo com o governo estadual, as obras incluíram a troca completa das redes elétrica, hidráulica e de gases medicinais, além da modernização de climatização, iluminação, postos médicos, farmácia, corredores e áreas de apoio. Os leitos receberam camas motorizadas, novos equipamentos e poltronas para acompanhantes.

A reconstrução do HPS 28 de Agosto começou pelo quinto andar e seguirá para o terceiro pavimento. Atualmente, cerca de 25% das obras previstas no plano diretor já foram concluídas.

O governo informou ainda que avança na construção da Policlínica e Hospital Dia, com previsão de entrega para o início de 2026.

Deixe um comentário