‘Não pensei duas vezes’, diz homem que ajudou a resgatar jovem de carro submerso em igarapé de Manaus

Resumo

  • Morre jovem resgatado em veículo no igarapé de Manaus O motorista de aplicativo Stanley Castro se lançou na água para tentar salvar o jovem Lucas Henrique Tavares Cabral, de 18 anos, que ficou preso dentro do carro arrastado pela correnteza e submerso no Igarapé do 40, durante um forte temporal em Manaus, na segunda-feira (15).
  • 📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp De acordo com o motorista, testemunhas que estavam no local tentaram ajudar no resgate utilizando cordas e veículos para puxar o carro para fora da água.
  • Vídeo mostra resgate de jovem submerso em carro arrastado por enxurrada durante temporal em Manaus O resgate Imagens registradas por testemunhas mostraram que três homens conseguiram retirar Lucas Henrique pelo vidro traseiro do carro, que estava com o teto parcialmente submerso e sob risco de continuar sendo arrastado pela correnteza.
  • De acordo com os bombeiros, quando a equipe chegou, a passageira já havia conseguido sair do veículo com a ajuda de populares.

Morre jovem resgatado em veículo no igarapé de Manaus

Morre jovem resgatado em veículo no igarapé de Manaus

O motorista de aplicativo Stanley Castro se lançou na água para tentar salvar o jovem Lucas Henrique Tavares Cabral, de 18 anos, que ficou preso dentro do carro arrastado pela correnteza e submerso no Igarapé do 40, durante um forte temporal em Manaus, na segunda-feira (15). O ato heroico de Stanley foi registrado em vídeo por testemunhas.

A vítima foi levada consciente ao Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, mas não resistiu e morreu poucas horas depois.

Testemunhas registraram Stanley nadando contra a correnteza para alcançar o carro, que estava quase totalmente submerso, com as rodas para cima. Ele contou que agiu no impulso, preocupado com a vida da vítima.

“Não pensei duas vezes. A primeira coisa que passou na minha cabeça foi saber que tinha uma vítima lá dentro. Bateu uma preocupação muito grande. Ver uma pessoa morrer afogada e não poder fazer nada é uma dor muito maior”, relatou Stanley.

De acordo com o motorista, testemunhas que estavam no local tentaram ajudar no resgate utilizando cordas e veículos para puxar o carro para fora da água. Em uma das tentativas, o veículo chegou a ser destombado, mas acabou sendo levado novamente pela força da correnteza após a corda se romper.

“A gente conseguiu amarrar a corda no pneu do carro e puxar com uma picape. O carro destombou, mas a corda arrebentou e ele veio descendo com a água”, relatou.

Stanley afirmou que o carro permaneceu submerso, o que fez com que muitas pessoas acreditassem que o motorista já estivesse morto. Mesmo assim, ele decidiu tentar novamente chegar até o veículo.

“Pegamos outra corda maior e foi quando eu me lancei mais à frente na correnteza e fui nadando pra chegar ao carro”, disse.

Stanley Castro se lançou no Igarapé do 40 para tentar salvar o jovem Lucas Henrique Tavares Cabral, de 18 anos — Foto: Rede Amazônica

Quando conseguiu alcançar o carro, o motorista Lucas Henrique já estava desacordado. Segundo Stanley, o jovem pode ter desmaiado após bater a cabeça durante o capotamento.

“Ele já estava desacordado. O carro capotou de lá de cima até embaixo e ele deve ter batido a cabeça. Tinha um roxo na cabeça dele”, afirmou.

Antes da chegada do Corpo de Bombeiros, Stanley também tentou reanimar o jovem de forma instintiva, com ajuda de outras pessoas que estavam no local.

“Pedi para virarem ele de peito pra cima e comecei a fazer a manobra no peito. Nunca fiz curso, foi instintivo. Fiquei ali tentando manter ele estabilizado até a chegada dos bombeiros”, contou.

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas foi acionado e assumiu o resgate. Lucas foi encaminhado ao Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto. No carro também estava uma passageira, Alice, de 18 anos, que foi expelida antes da queda, mas também caiu no igarapé e conseguiu ser resgatada.

LEIA TAMBÉM:

O resgate

Imagens registradas por testemunhas mostraram que três homens conseguiram retirar Lucas Henrique pelo vidro traseiro do carro, que estava com o teto parcialmente submerso e sob risco de continuar sendo arrastado pela correnteza. O resgate ocorreu antes da chegada das equipes de emergência.

Ainda segundo os vídeos, um dos homens iniciou manobras de reanimação cardíaca na vítima, que estava desacordada sobre o carro. O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) foi acionado e assumiu o atendimento no local. Ao todo, seis viaturas foram enviadas para a ocorrência.

De acordo com os bombeiros, quando a equipe chegou, a passageira já havia conseguido sair do veículo com a ajuda de populares. Ela também foi socorrida e levada para uma unidade de saúde.

O motorista ainda estava preso no veículo e passou por procedimentos de reanimação. Os militares realizaram a retirada da vítima por meio de técnicas de içamento e salvamento. Veja abaixo:

Bombeiros utilizam técnicas de içamento para retirar vítima de carro submerso em igarapé

Bombeiros utilizam técnicas de içamento para retirar vítima de carro submerso em igarapé

Temporal em Manaus arrasta carro para igarapé e jovem é resgatado com vida — Foto: Divulgação

Deixe um comentário