Manaus estende vacinação contra HPV para público entre 15 a 19 anos até o primeiro semestre de 2026

Resumo

  • 1 de 1 Manaus oferta vacina contra HPV em dose única para adolescentes de 15 a 19 anos até dezembro.
  • Divulgação/Prefeitura de Manaus A Prefeitura de Manaus prorrogou até o primeiro semestre de 2026 a vacinação contra o HPV para adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que ainda não receberam nenhuma dose do imunizante.
  • Saiba onde se vacinar contra o HPV A vacina é aplicada em dose única, de forma gratuita, em 176 salas de vacinação da rede municipal de saúde, distribuídas em todas as zonas da cidade, por meio do SUS.
  • A ampliação da vacinação tem como objetivo aumentar a proteção contra o HPV, vírus associado a diversos tipos de câncer, como os de colo do útero, pênis, boca, ânus e orofaringe.

Manaus oferta vacina contra HPV em dose única para adolescentes de 15 a 19 anos até dezembro. — Foto: Divulgação/Prefeitura de Manaus

A Prefeitura de Manaus prorrogou até o primeiro semestre de 2026 a vacinação contra o HPV para adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que ainda não receberam nenhuma dose do imunizante. A medida segue orientação do Ministério da Saúde.

A vacina é aplicada em dose única, de forma gratuita, em 176 salas de vacinação da rede municipal de saúde, distribuídas em todas as zonas da cidade, por meio do SUS. A estratégia de resgate desse público segue até a Campanha de Vacinação nas Escolas prevista para o próximo ano.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), 3.714 doses já foram aplicadas em jovens dessa faixa etária em Manaus, sendo 2.298 em homens e 1.416 em mulheres.

A ampliação da vacinação tem como objetivo aumentar a proteção contra o HPV, vírus associado a diversos tipos de câncer, como os de colo do útero, pênis, boca, ânus e orofaringe.

Além das unidades básicas, a vacinação também ocorre em escolas, faculdades, ações itinerantes e áreas com menor cobertura assistencial. Algumas unidades funcionam em horário ampliado, até as 20h, e duas USFs atendem diariamente, inclusive aos fins de semana e feriados.

  • Para se vacinar, é necessário apresentar:
    documento oficial com foto,
  • CPF ou Cartão SUS e
  • o cartão de vacinação.

Deixe um comentário