Mais de 230 passam mal nos três dias do ‘Sou Manaus 2025’; prefeitura não cita casos de spray de pimenta

Resumo

  • calor e tumulto marcam a segunda noite Mais de 230 pessoas precisaram de atendimento médico durante os três dias do festival Sou Manaus Passo a Paço 2025, realizado no Centro histórico da cidade.
  • Apesar de relatos do público sobre o uso de spray de pimenta durante uma confusão no segundo dia, a prefeitura não mencionou esse tipo de ocorrência no balanço oficial.
  • 📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp Também foram contabilizadas 14 casos de crises de ansiedade e quadros de mal-estar geral, como náuseas, vômitos e dores de cabeça, que somaram mais de 20 atendimentos.
  • O g1 questionou a Prefeitura de Manaus sobre casos registrados durante o tumulto e uso de spray de pimenta no segundo dia e não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

Confusão no Sou Manaus: calor e tumulto marcam a segunda noite

Confusão no Sou Manaus: calor e tumulto marcam a segunda noite

Mais de 230 pessoas precisaram de atendimento médico durante os três dias do festival Sou Manaus Passo a Paço 2025, realizado no Centro histórico da cidade. Apesar de relatos do público sobre o uso de spray de pimenta durante uma confusão no segundo dia, a prefeitura não mencionou esse tipo de ocorrência no balanço oficial.

Ao todo, foram 234 ocorrências registradas entre sexta-feira (5) e domingo (7), segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Entre os principais casos atendidos, estiveram 44 episódios de fadiga, 32 urgências hipertensivas e 18 ocorrências relacionadas ao uso de álcool e outras drogas.

Também foram contabilizadas 14 casos de crises de ansiedade e quadros de mal-estar geral, como náuseas, vômitos e dores de cabeça, que somaram mais de 20 atendimentos.

Do total, 11 pessoas precisaram ser transferidas para unidades hospitalares pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O g1 questionou a Prefeitura de Manaus sobre casos registrados durante o tumulto e uso de spray de pimenta no segundo dia e não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

LEIA TAMBÉM:

Tumulto no segundo dia

A segunda noite, no sábado (6), foi marcada por tumulto no acesso ao palco Malcher. Mesmo com pulseiras para controle do público, milhares de pessoas relataram dificuldades para entrar. A confusão terminou com uso de spray de pimenta por policiais e guardas municipais.

Vídeos mostraram correria, pessoas passando mal e tentando se proteger do produto químico. Alguns relataram queimaduras.

“Tinha idoso e criança passando mal, e mesmo assim jogaram spray de pimenta. Foi uma palhaçada”, disse o estudante Cristiano de Souza.

Pessoas passam mal após uso de spray de pimenta em área superlotada do Sou Manaus 2025

Pessoas passam mal após uso de spray de pimenta em área superlotada do Sou Manaus 2025

Entre as pessoas que precisaram de atendimento estava a cantora amazonense Márcia Siqueira. Nas redes sociais a filha da artista e também cantora, Letixa, contou que a mãe foi levada ao hospital, medicada e já está em repouso. Apesar disso, ela reclamou da demora e da dificuldade para conseguir o atendimento.

“Estamos completamente decepcionados com todo o despreparo e desorganização desse evento”, escreveu.

Apesar da descrição das ocorrências registradas, a Prefeitura de Manaus não citou atendimentos registrados em decorrência do conflito e nem sobre a cantora Márcia Siqueira.

No domingo (8), última noite do festival, o prefeito de Manaus, David Almeida, foi questionado pelo g1 sobre as falhas. Ele disse que o episódio com Maria Clara e JP servirá de aprendizado para as próximas edições. Sobre o tumulto, afirmou que houve tentativa de invasão ao palco por pessoas sem pulseira.

Aglomeração na entrada do palco principal do Sou Manaus 2025 durante a segunda noite — Foto: Daniel Landazuri, g1 AM

Deixe um comentário