Mãe e filha fazem Enem 2025 em Manaus: ‘Ela me desafiou’, diz dona de casa

Resumo

  • 1 de 1 Mãe e filha fazem Enem juntas em Manaus ‘Ela me desafiou e eu aceite’, diz Lucélia — Foto.
  • Sabrina Rocha/g1 AM Mãe e filha fazem Enem juntas em Manaus ‘Ela me desafiou e eu aceite’, diz Lucélia — Foto.
  • Sabrina Rocha/g1 AM A dona de casa Lucélia Santos decidiu encarar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste domingo (9), em Manaus, de um jeito diferente.
  • Durante a preparação, mãe e filha dividiram a rotina de estudos e se incentivaram mutuamente.

Mãe e filha fazem Enem juntas em Manaus ‘Ela me desafiou e eu aceite’, diz Lucélia — Foto: Sabrina Rocha/g1 AM

A dona de casa Lucélia Santos decidiu encarar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste domingo (9), em Manaus, de um jeito diferente: ao lado da filha, Emanuelle Santos, no mesmo local de prova, em uma faculdade particular da capital. O que começou como uma brincadeira acabou se tornando uma disputa amigável entre as duas.

No Amazonas, os portões abriram às 11h e fecharam ao meio-dia, uma hora antes do restante do país, por causa do fuso horário. As provas começaram às 12h30 (horário local).

“Fui desafiada, na verdade. Ela disse: ‘mãe, bora fazer o Enem’. Eu respondi: ‘bora! Vamos ver quem tira a melhor nota’”, contou Lucélia, rindo.

Para Emanuelle, o momento foi de nervosismo e emoção. “Foi tranquilo, mas ao mesmo tempo meio tenso, sabe? O coração pulando pra fora”, disse a jovem.

Lucélia sonha em cursar Gastronomia, enquanto Emanuelle pretende seguir carreira em Fonoaudiologia ou Biomedicina. Durante a preparação, mãe e filha dividiram a rotina de estudos e se incentivaram mutuamente.

“Acredito muito na importância dos estudos. É essencial se qualificar, porque o mercado de trabalho está cada vez mais exigente”, afirmou Lucélia.

Enem no Amazonas

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 110.842 pessoas se inscreveram no Amazonas, sendo 42.773 da rede pública estadual.

Neste primeiro dia, os participantes responderam questões de linguagens, ciências humanas e redação. O segundo dia de prova será no próximo domingo (16).

Antes do fechamento dos portões, por volta das 11h50, houve correria de estudantes tentando chegar a tempo, mas sem registros de tumulto.

Apesar da orientação sobre o fuso, alguns participantes chegaram atrasados e ficaram de fora do exame. Muitos disseram ter se guiado apenas pelas informações do cartão de confirmação, que seguem o horário de Brasília.

Candidatos perdem Enem em Manaus no 1º dia de prova após confundir horário

Candidatos perdem Enem em Manaus no 1º dia de prova após confundir horário

Deixe um comentário