Incêndio florestal atinge Terra Indígena no sul do Amazonas há uma semana, diz Ibama

Resumo

  • De acordo com o Ibama, o fogo começou no dia 19 e segue até esta terça-feira (26).
  • Equipes atuam em campo para conter as chamas e monitorar a área, em uma operação que já mobiliza mais de 30 brigadistas, além de equipamentos especializados.
  • 📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp A estratégia inclui também articulação com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e comunidades indígenas para o agendamento de queimas controladas de roça, medida que ajuda a reduzir riscos de novos focos.
  • combateremos cada foco com todo o vigor necessário para proteger a floresta, a fauna e as populações indígenas que aqui vivem”.

Incêndio atinge Terra Indígena no sul do AM há uma semana, diz Ibama. — Foto: Divulgação/Ibama

Um incêndio florestal atinge a Terra Indígena Tenharin Marmelos, na região dos Campos Amazônicos, no sul do Amazonas, há uma semana. De acordo com o Ibama, o fogo começou no dia 19 e segue até esta terça-feira (26).

Equipes atuam em campo para conter as chamas e monitorar a área, em uma operação que já mobiliza mais de 30 brigadistas, além de equipamentos especializados.

Segundo o Ibama, as ações se concentram entre a base de Vila Nova. Parte do fogo já foi controlado, mas os agentes seguem no local devido à presença de fogo subterrâneo, que pode reacender a qualquer momento.

A estratégia inclui também articulação com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e comunidades indígenas para o agendamento de queimas controladas de roça, medida que ajuda a reduzir riscos de novos focos.

O superintendente do Ibama no Amazonas, Joel Araújo, ressaltou a gravidade da situação:

“Estamos diante de um cenário desafiador, que exige firmeza, coordenação e presença constante em campo. O fogo nos campos amazônicos não é apenas uma ameaça à biodiversidade, mas também à vida das comunidades que dependem desse território. O Ibama não recuará diante dessa missão: combateremos cada foco com todo o vigor necessário para proteger a floresta, a fauna e as populações indígenas que aqui vivem”.

As operações seguem em andamento e devem continuar nos próximos dias, até a extinção completa dos focos.

Incêndio em polo industrial de Manaus já dura mais de 30 horas

Incêndio em polo industrial de Manaus já dura mais de 30 horas

Deixe um comentário