Forte neblina em Manaus desvia voos e pode marcar início do período chuvoso, aponta meteorologista

Resumo

  • Neblina em Manaus desvia voos e provoca filas no aeroporto A neblina registrada em Manaus na madrugada desta quinta-feira (9) fez com que dez voos fossem desviados do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes para outros destinos.
  • 📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp De acordo com a meteorologista Andréa Mendes, a neblina foi provocada pela combinação de alta umidade, temperaturas amenas e instabilidades atmosféricas associadas a sistemas de alta e baixa pressão.
  • Andréa acrescentou que esse tipo de fenômeno ocorre com mais frequência nas primeiras horas da manhã, quando o ar está mais úmido e frio, com temperaturas entre 18°C e 20°C.
  • Forro da Feira do São Jorge desabaManaus registra dobro da média histórica de chuva para agosto em 2025, aponta Climatempo 1 de 2 Forte neblina em Manaus pode marcar início do período chuvoso, aponta metereologista — Foto.

Neblina em Manaus desvia voos e provoca filas no aeroporto

Neblina em Manaus desvia voos e provoca filas no aeroporto

A neblina registrada em Manaus na madrugada desta quinta-feira (9) fez com que dez voos fossem desviados do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes para outros destinos. As operações ficaram suspensas entre 4h e 6h30, período em que a visibilidade ficou comprometida.

Imagens registradas pela equipe de reportagem da Rede Amazônica mostram filas de passageiros dentro do aeroporto após as alterações nos voos. A Avenida Santos Dumont, que dá acesso ao terminal, também ficou encoberta pela neblina. Veja no vídeo acima.

Em nota, o aeroporto orientou que os passageiros afetados pelos desvios entrem em contato com as companhias aéreas para informações sobre remarcações e horários atualizados.

De acordo com a meteorologista Andréa Mendes, a neblina foi provocada pela combinação de alta umidade, temperaturas amenas e instabilidades atmosféricas associadas a sistemas de alta e baixa pressão.

“Tem um termo que a gente usa na meteorologia que é o cavado invertido. Ele está entre os fatores que está proporcionando essa nebulosidade. A gente está com uma circulação de alta, e na periferia dessa alta há instabilidade também. Além disso, há uma grande quantidade de vapor d’água na atmosfera, o que favorece a formação da neblina”, explicou a meteorologista.

Andréa acrescentou que esse tipo de fenômeno ocorre com mais frequência nas primeiras horas da manhã, quando o ar está mais úmido e frio, com temperaturas entre 18°C e 20°C.

“Esse tipo de neblina geralmente se dissipa quando o sol aparece e há radiação. Quando amanhece, e a temperatura começa a subir, o fenômeno se desfaz naturalmente”, disse.

A meteorologista reforçou que o fenômeno também pode está ligado ao início do período chuvoso na Amazônia.

“Há condição de chuva para Manaus. O Inmet emitiu um aviso. As chuvas mais fortes devem ocorrer no fim de semana. Esse padrão é típico da Amazônia, quando começa o período chuvoso, que segue até meados de maio do ano que vem”, explicou.

Ainda segundo Andréa, chuvas isoladas podem ocorrer nesta quinta (9) e sexta-feira (10), principalmente à tarde, devido ao aquecimento e à alta umidade. As precipitações podem vir acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento.

LEIA TAMBÉM:

Forte neblina em Manaus pode marcar início do período chuvoso, aponta metereologista — Foto: Reprodução/Rede Amazônica

Imagem de satélite mostra forte neblina que encobre céu de Manaus — Foto: Divulgação

Forte neblina em Manaus pode marcar início do período chuvoso, aponta metereologista

Forte neblina em Manaus pode marcar início do período chuvoso, aponta metereologista

Deixe um comentário