Feira de Livros do Sesc reunirá nomes nacionais e convidada internacional em Manaus

Resumo

  • A 40ª Feira de Livros do Sesc irá celebrar as quatro décadas de incentivo à leitura e à cultura no Amazonas com autores, jornalistas e pensadores de diferentes áreas em uma programação diversa e gratuita.
  • A programação da 40ª Feira de Livros do Sesc integrará palestras, oficinas, rodas de conversa, contação de histórias e atividades culturais que acontecem em mais de 10 espaços, como o Palco Café Literário, Palco Sustentável, Espaço Educador, Sala Infâncias e Livreiros.
  • Com uma programação diversificada, a Feira de Livros é um evento voltado para todos os públicos, de crianças a idosos, a fim de promover a cultura e a literatura no Amazonas por meio de palestras, oficinas, rodas de conversa, contação de histórias e atividades culturais.
  • A adultização e a violência sexual contra crianças e adolescentes será o assunto da mesa temática com a advogada, professora e diretora do Instituto Liberta, Luciana Temer, dia 1º de novembro, às 18h.

A 40ª Feira de Livros do Sesc irá celebrar as quatro décadas de incentivo à leitura e à cultura no Amazonas com autores, jornalistas e pensadores de diferentes áreas em uma programação diversa e gratuita. Pela primeira vez, o evento contará com uma convidada internacional entre os palestrantes.

O evento será realizado de 30 de outubro a 2 de novembro, das 8h às 21h, no Centro de Convenções Vasco Vasques, situado na Av. Constantino Nery, 5001, bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus. A entrada é gratuita, sem necessidade de inscrição.

Este ano, a Feira de Livros homenageia a escritora amazonense Astrid Cabral, considerada uma das grandes poetas brasileiras. A programação da 40ª Feira de Livros do Sesc integrará palestras, oficinas, rodas de conversa, contação de histórias e atividades culturais que acontecem em mais de 10 espaços, como o Palco Café Literário, Palco Sustentável, Espaço Educador, Sala Infâncias e Livreiros.

A poeta recebeu vários prêmios nacionais pela sua obra, entre eles a Medalha Olavo Bilac, maior honraria da Academia Brasileira de Letras (ABL).

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Veja os vídeos que estão em alta no g1

“Nesta edição comemorativa, é uma honra homenagear Astrid Cabral, que inspira a todos nós com tanto talento e com um conjunto de obras tão marcantes. A Feira completa 40 anos sendo um marco para a cultura e à educação no Amazonas, estimulando a leitura, celebrando ícones como a Astrid e oferecendo espaços para novos escritores divulgarem seus trabalhos”, destaca a diretora Regional do Sesc Amazonas, Adriana Nascimento.

Com uma programação diversificada, a Feira de Livros é um evento voltado para todos os públicos, de crianças a idosos, a fim de promover a cultura e a literatura no Amazonas por meio de palestras, oficinas, rodas de conversa, contação de histórias e atividades culturais.

Já o Cuca Sesc Festival, que chega à 5ª edição, acontece paralelo à Feira de Livros, terá uma programação voltada para o universo da cultura pop, com jogos, apresentações musicais, concursos de cosplay, entre outras atividades.

Programação

A jornalista portuguesa Conceição Queiroz participa no dia 30 de outubro, às 17h. Autora de cinco livros, ela compartilhará a experiência durante a mesa temática “Escrever para Existir – Literatura, Raça e Resistência”.

O roteirista e escritor Raphael Montes retorna à Feira de Livros do Sesc após passagem pelo evento em 2023. É autor de diversas obras literárias adaptadas para novelas e séries, como “Beleza Fatal”, produzida pela HBO Max; “Dias Perfeitos”, disponível no Globoplay; e “Bom dia, Verônica”, da Netflix. Ele estará presente na feira no dia 31 de outubro, às 19h30.

Daniel Munduruku, escritor e professor indígena com mais de 50 obras publicadas voltadas ao público infantojuvenil é referência na valorização da cultura, identidade e ancestralidade dos povos indígenas. Ele estará presente no Palco Café Literário, em um bate-papo sobre literatura, oralidade e resistência, dia 31 de outubro, às 17h30.

Outro grande nome é Adriana Araújo que participará da mesa temática “Mães Coragem”, dia 1º de novembro, às 17h.

A adultização e a violência sexual contra crianças e adolescentes será o assunto da mesa temática com a advogada, professora e diretora do Instituto Liberta, Luciana Temer, dia 1º de novembro, às 18h.

Participam ainda a poeta e psicanalista Viviane Mosé, o professor e doutor Gabriel Chalita, Maria Antônia Goulart, diretora do Centro de Referência de Educação Inclusiva – CREI Sesc Senac RJ, entre outros.

Deixe um comentário