Clonagem de mudas promete lavouras mais resistentes à vassoura-de-bruxa no Amapá

Resumo

  • Estudo de clonagem in vitro visa garantir plantio saudável da mandioca no Amapá Como forma de enfrentar a vassoura-de-bruxa, fungo que ataca galhos e compromete o crescimento da planta, o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Iepa) aposta em tecnologia e parceria com agricultores.
  • Baixe o app do g1 para ver notícias do AP em tempo real e de graça Sobre a pesquisa A pesquisa começou em maio de 2025 e tem como foco a clonagem in vitro da mandioca.
  • Além disso, a iniciativa melhora a raiz da mandioca, que passa a crescer mais forte e resistente à praga.
  • Veja programações Resultados no campo O município de Cutias do Araguari foi o primeiro a receber os experimentos, por concentrar grandes áreas de produção.

Estudo de clonagem in vitro visa garantir plantio saudável da mandioca no Amapá

Estudo de clonagem in vitro visa garantir plantio saudável da mandioca no Amapá

Como forma de enfrentar a vassoura-de-bruxa, fungo que ataca galhos e compromete o crescimento da planta, o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Iepa) aposta em tecnologia e parceria com agricultores. No Amapá, a doença já atinge 10 municípios desde 2023 e ameaça uma das culturas mais tradicionais do estado.

O Iepa está clonando mudas de variedades já cultivadas no Amapá. A técnica permite recuperar plantas livres da praga, garantir maior produtividade, preservar a diversidade genética e a manter características conhecidas pelos agricultores.

Sobre a pesquisa

A pesquisa começou em maio de 2025 e tem como foco a clonagem in vitro da mandioca. Com isso, uma única planta pode gerar várias mudas com a mesma segurança e qualidade.

Além disso, a iniciativa melhora a raiz da mandioca, que passa a crescer mais forte e resistente à praga. Na prática, isso significa lavouras mais saudáveis, menor perda e uma alternativa concreta para conter o avanço da doença.

LEIA MAIS:

Resultados no campo

O município de Cutias do Araguari foi o primeiro a receber os experimentos, por concentrar grandes áreas de produção. Os resultados animaram os pesquisadores e produtores locais.

Agricultores da comunidade participam cedendo áreas e acompanhando o comportamento das plantas. Segundo o Iepa, já há relatos de produtores colhendo até 60 toneladas de mandioca por hectare.

Clonagem é realizada em laboratórios do Iepa — Foto: Márcio Wendell/Arquivo Iepa

Praga da mandioca atinge vários municípios do Amapá — Foto: MPPA

VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Deixe um comentário