Resumo
- O que se sabe sobre naufrágio de embarcação no Encontro das Águas em Manaus 1 de 3 Gracines Hassan de Melo, de 75 anos.
- Passageira de barco que naufragou no Encontro das Águas em Manaus grava vídeo à deriva O comandante da lancha, identificado como José Pedro da Silva Gama, de 42 anos, foi preso em flagrante no porto da capital, onde se encontrava com outros sobreviventes.
- Segundo o Comando do 9º Distrito Naval, foram empregadas uma aeronave do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Noroeste, uma embarcação do 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas e duas lanchas da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental.
- Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) informou que, no final da tarde deste sábado (14), área onde possivelmente se encontra a embarcação foi localizada a aproximadamente 50 metros de profundidade 2 de 3 INFOGRÁFICO – Naufrágio em Manaus — Foto.
Buscas por desaparecidos em naufrágio seguem neste domingo (15) no Amazonas
A dona de casa Gracines Hassan de Melo, conhecida como Graça na comunidade, completou 75 anos neste sábado (15). A festa, que estava toda preparada, foi cancelada após o naufrágio de uma embarcação em Manaus, onde sua nora segue desaparecida. A família vinha de lancha para participar da comemoração, mas a tragédia interrompeu os planos.
(CORREÇÃO: o g1 errou ao noticiar, com base em dados iniciais do Corpo de Bombeiros, que sete pessoas estavam desaparecidas após o naufrágio. Na segunda-feira (16), após a localização de um corpo, os bombeiros revisaram os números, retiraram um nome da lista e passaram a informar que cinco pessoas seguem desaparecidas. A reportagem foi corrigida no dia 18 de fevereiro de 2025, às 9h56).
A lancha de transporte Lima de Abreu XV, da empresa Lima de Abreu Navegações, naufragou depois após sair de Manaus com destino a Nova Olinda do Norte. Três pessoas morreram. Outras cinco seguem desaparecidas. Ao todo, 71 pessoas foram resgatadas com vida, segundo os Bombeiros.
A aniversariante contou que a relação com a nora era como de mãe e filha. A nora estava na lancha junto com o marido e os três filhos do casal. Outros amigos também viriam de barco, mas desistiram da viagem após receberem a notícia do acidente.
“Ah, derrotado, né. Não foi legal como eu esperava. Eu esperava uma alegria e veio uma tristeza, entendeu? Já estava todo preparado (a festa de aniversário) Mas, infelizmente, nada mais vai acontecer”, relatou Gracines.
Ela relatou que cinco pessoas da família estavam na embarcação: o filho, a nora e os três netos. O filho sobreviveu, mas está abalado.
“Ele tá arrasado, mas espero em Deus que a gente tenha uma notícia dela pra poder se acalmar também, porque ele tá desesperado”, contou.
Gracines Hassan de Melo, de 75 anos. — Foto: Divulgação
Gracines Hassan de Melo, de 75 anos. — Foto: Divulgação
O acidente
O naufrágio ocorreu por volta das 12h30 de sexta-feira (13). Vídeos obtidos pela Rede Amazônica mostram várias pessoas na água, inclusive crianças, em cima de botes salva-vidas, enquanto aguardavam socorro. As imagens também registram embarcações próximas tentando auxiliar no resgate das vítimas.
Uma passageira que ficou à deriva relatou em vídeo que havia alertado o condutor da lancha para diminuir a velocidade devido ao banzeiro (ondas turbulentas características da região). No registro, gravado enquanto ela estava à deriva, a mulher afirma: “falei para ir devagar”. Assista abaixo.
Passageira de barco que naufragou no Encontro das Águas em Manaus grava vídeo à deriva
O comandante da lancha, identificado como José Pedro da Silva Gama, de 42 anos, foi preso em flagrante no porto da capital, onde se encontrava com outros sobreviventes. Após o pagamento de fiança, foi colocado em liberdade e responderá por homicídio culposo. A Justiça solicitou prisão preventiva do piloto ainda no sábado (14).
A Marinha do Brasil informou que mantém equipes nas buscas pelo naufrágio da embarcação Lima de Abreu XV. Segundo o Comando do 9º Distrito Naval, foram empregadas uma aeronave do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Noroeste, uma embarcação do 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas e duas lanchas da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental.
De acordo com a Marinha, as buscas continuam tanto na área do acidente quanto nas margens dos rios, com apoio de embarcações e mergulhadores. A corporação informou ainda que coletou dados dos sobreviventes para ajudar nas buscas e na apuração do caso.
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) informou que, no final da tarde deste sábado (14), área onde possivelmente se encontra a embarcação foi localizada a aproximadamente 50 metros de profundidade
INFOGRÁFICO – Naufrágio em Manaus — Foto: g1
INFOGRÁFICO – Naufrágio em Manaus — Foto: g1
Naufrágio de lancha deixa 2 mortos e 7 desaparecidos em Manaus — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução
Naufrágio de lancha deixa 2 mortos e 7 desaparecidos em Manaus — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução