Amazonas vai realizar transplante de fígado até o fim do ano, anuncia governador

Resumo

  • g1 Amazonas O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), anunciou que o estado passará a realizar transplante de fígado até o final deste ano.
  • ​​📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp Segundo o governador, o modelo de ampliação da rede hospitalar iniciado em 2019 no Hospital Delphina Aziz tem permitido a oferta de serviços inéditos no Amazonas.
  • “Já realizamos mais de 200 transplantes de rim e também implantamos o procedimento de implante coclear.
  • Cirurgia geral, como vesícula e hérnia, teve redução de mais de 80%;Ginecologia e urologia tiveram queda de aproximadamente 70%.

Hospital Delphina Aziz, em Manaus. — Foto: g1 Amazonas

O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), anunciou que o estado passará a realizar transplante de fígado até o final deste ano. O procedimento foi aprovado pelo corpo clínico do Hospital Delphina Aziz, em Manaus.

A informação foi divulgada durante entrevista à CBN, durante agenda na Rede Amazônica, nesta quinta-feira (21).

Segundo o governador, o modelo de ampliação da rede hospitalar iniciado em 2019 no Hospital Delphina Aziz tem permitido a oferta de serviços inéditos no Amazonas.

“Já realizamos mais de 200 transplantes de rim e também implantamos o procedimento de implante coclear. Agora, vamos dar início ao transplante de fígado, que já está autorizado”, afirmou.

O governador destacou ainda mudanças na forma de contratação e execução de cirurgias, agora feitas por produção. A meta para 2025 é realizar 40 mil procedimentos a mais do que os já programados.

No ano passado, o estado realizou 284 mil cirurgias. Para este ano, a meta é chegar a cerca de 330 mil. A estratégia, segundo Wilson Lima, já trouxe impacto direto na fila de espera, como:

  • Cirurgia geral, como vesícula e hérnia, teve redução de mais de 80%;
  • Ginecologia e urologia tiveram queda de aproximadamente 70%.

“Os centros cirúrgicos estão funcionando 24 horas, incluindo fins de semana e feriados. Isso é fundamental não apenas para cirurgias eletivas, mas também para casos emergenciais”, explicou.

Médicos de Manaus fazem cirurgia cardíaca em bebê com orientação, em tempo real, de médicos em São Paulo

Médicos de Manaus fazem cirurgia cardíaca em bebê com orientação, em tempo real, de médicos em São Paulo

Deixe um comentário