Medida foi anunciada nessa quinta-feira (20). — Foto: Andrezza Lifsitch/g1 AM
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) suspendeu, por 30 dias, a realização das provas do Processo Seletivo Contínuo (PSC), que estavam marcadas para o dia 30 de janeiro deste ano.
A suspensão vale para a 1ª e 2ª etapa do exame, ou seja, para as provas dos estudantes da primeira e segunda série do ensino médio. A terceira etapa do exame foi realizada no ano passado.
A medida foi anunciada nessa quinta-feira (20), pela vice-reitora da faculdade, Therezinha Fraxe, e afetará quase 24 mil estudantes que estão inscritos para fazer o exame. São 15.500 alunos inscritos para fazer a primeira fase e 8.300 para fazer a segunda.
De acordo com a portaria, a medida leva em consideração a atual situação epidemiológica que confirma o aumento explosivo de transmissibilidade da variante ômicron em Manaus e no interior do estado.
O Amazonas vive um novo surto de Covid-19. São mais de 30 mil casos nos primeiros 20 dias de janeiro. Com isso, o governo suspendeu eventos, limitou público para outros e até retardou o retorno das aulas da rede pública de ensino.
O PSC é o sistema de ingresso à universidade de estudantes que estão no ensino médio. O processo tem três etapas, cada uma correspondente a uma série. O g1 questionou a Ufam sobre a quantidade de estudantes inscritos para fazer as duas etapas da prova, e aguarda a resposta.
Segundo Therezinha, a portaria pode ser prorrogada e entra em vigor a partir da data da sua publicação.