Farmácia é fiscalizada pelo Procon em Manaus — Foto: Divulgação
O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) notificou, nesta terça-feira (18), duas drogarias em Manaus. O órgão pediu que os estabelecimentos informem os valores de compra e venda dos testes de detecção de Covid-19.
A ação iniciou com drogarias localizadas nas avenidas Djalma Batista e Via Láctea, ambas na zona centro-sul da capital amazonense, e deve seguir para estabelecimentos em outros bairros nos próximos dias.
Além dos preços dos testes, o Procon também solicitou as notas fiscais de produtos com alta procura durante a pandemia da Covid-19, como álcool em gel e máscaras. As drogarias têm dez dias úteis para apresentar resposta ao órgão.
“Essa foi uma demanda que iniciou há quase dois anos, com os primeiros registros do vírus no Amazonas e, agora, os testes também são alvo de denúncias por parte dos consumidores. Muitos relatam valores altos, mas precisamos analisar se há abusividade nesta cobrança, se há disparidade forte entre os preços de compra e venda dos itens”, afirma o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe.
Denúncias
Para formalizar denúncia ou tirar dúvidas, o consumidor pode entrar em contato com o Procon pelo e-mail fiscalizacaoprocon@procon.am.gov.br, pelos telefones 3215-4009/4012 e 0800 092 1512.
A população pode, também, comparecer à sede do órgão, localizada na avenida André Araújo, 1.500, Aleixo. O Procon funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Farmácia é fiscalizada pelo Procon em Manaus — Foto: Divulgação