Município fica na região metropolitana de Manaus. — Foto: Adalto Silva/TV Amazonas
A Prefeitura de Novo Airão, na Região Metropolitana de Manaus, decretou situação de emergência no município por 120 dias e suspendeu todos os atendimentos e atividades coletivas de todos os serviços por 15 dias, a contar de sábado (29).
O Amazonas vive uma nova explosão de casos de Covid-19. Com isso, o estado voltou para a fase vermelha de transmissão da doença e o governador Wilson Lima suspendeu a realização de grandes eventos e limitou público para outros. A volta às aulas da rede pública também foi adiada como medida para barrar o avanço da doença no estado.
A medida está no Diário Oficial dos Municípios do Amazonas desta segunda-feira (31) e foi assinada pelo prefeito da cidade Roberto Júnior e pelo secretário de saúde Raimar de Araújo.
Também foram suspensos eventos particulares com aglomeração de pessoas que dependam de alvará municipal para a realização. Os que já haviam sido autorizados, o alvará não vale mais.
Além disso, o prefeito mandou suspender reuniões comemorativas em espaços públicos e clubes, festas de formatura, aniversários e casamentos com mais de 100 pessoas, além da visitação a pacientes internados com Covid-19.
Boates, casas de shows, flutuantes que funcionam como bares, casa de eventos e recepções, salões de festas e estabelecimentos comerciais também estão proibidos de abrir.
A medida também mantém a obrigatoriedade do uso de máscaras em todo o município, seja para se deslocar em via pública, ter acesso a serviços essenciais ou comerciais.