Menina de 8 anos recebe vacina da Pfizer contra a Covid-19 em hospital de Hartford, Connecticut, em 2 de novembro – mesmo dia em que o CDC recomendou que crianças de 5 a 11 anos fossem imunizadas com a vacina. — Foto: Joseph Prezioso / AFP
O número de crianças de 5 a 11 anos, aptas para a vacinação contra Covid-19, está estimado em cerca de 305 mil, em Manaus. O levantamento é da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
A vacinação dessa nova faixa etária, autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), deve começar em Manaus assim que as vacinas forem entregues pelo governo federal.
De acordo com a titular da Semsa, Shádia Fraxe, a previsão é que, em Manaus, a aplicação das doses comece na terceira semana de janeiro, logo após o recebimento do imunizante.
“A expectativa é que o Ministério receba a primeira remessa da Pfizer pediátrica no dia 13 e que a partir do dia 15 as doses cheguem ao município”, disse.
- Vacinação de crianças contra Covid: veja o que o Amazonas já decidiu sobre o tema
- Vacina contra Covid-19 em Manaus: veja quem pode ser vacinado hoje e o que fazer
- MAPA: veja os números de casos e mortes na sua cidade
O atendimento será escalonado, com respeito a critérios de prioridade e faixa etária, conforme recomendação da Anvisa, publicada em nota técnica.
A vacinação deve começar por grupos prioritários e em ordem decrescente de idade. Estão previstas duas doses, em um intervalo de oito semanas, para completar o esquema vacinal.
Primeiras doses da vacina para crianças chegam na próxima semana
Salas específicas e monitoramento de 20 minutos
Nesta sexta-feira (7), equipes de imunização da Semsa começaram a ser treinadas na capital para o manejo da vacina contra a Covid-19, que será aplicada nos pequenos.
Catorze profissionais, entre chefes de imunização e enfermeiros, participaram de treinamento on-line oferecido pelo Ministério da Saúde (MS).
Além da capacitação das equipes, que será estendida para todos os vacinadores da rede municipal ao longo da próxima semana, a prefeitura informou que está finalizando o plano operacional de vacinação do público infantil.
“A Anvisa fez recomendações importantes para a vacinação dos menores de 5 a 11 anos. Entre elas estão o atendimento em salas específicas, segregadas da vacinação de adultos, e o monitoramento dos vacinados por 20 minutos após a aplicação da dose”, observou a secretária.
Shádia informou que detalhes do atendimento, como locais, horários e fluxos de acesso e monitoramento devem ser fechados na terça-feira (11), e divulgados à população assim que validados pela área técnica e gerencial da Semsa.
Atual fase de imunização
A campanha municipal de vacinação contra a Covid-19 vai completar um ano no próximo dia 19. Até o momento foram aplicadas 3,3 milhões de doses.
Na fase atual, estão sendo oferecidas primeira e segunda doses para os que ainda não iniciaram ou não completaram o esquema vacinal, com 12 anos ou mais, dose de reforço (3ª dose) para os que têm 18 anos ou mais e 4ª dose para os imunossuprimidos.
Mais de 90% da população acima de 12 anos, da capital, já recebeu pelo menos uma dose contra a Covid-19 e 80% já recebeu as duas doses. Os atendimentos seguem diariamente (exceto aos domingos) em aproximadamente 50 pontos de vacinação.