Crianças são vacinadas contra Covid-19 em Manaus. — Foto: Divulgação
Com o objetivo de assegurar a imunização das crianças contra a Covid-19 antes da volta às aulas presenciais, a Prefeitura de Manaus terá pontos de vacinação temporários em quatro unidades de ensino da rede municipal.
Os pontos começam a funcionar na segunda-feira (31), das 9h às 16h, para o atendimento dos estudantes de 5 a 11 anos, com comorbidades e deficiências permanentes (PcDs), e de 6 a 11 anos, sem doenças preexistentes.
Nos locais, também poderão ser atendidas crianças da mesma faixa etária, que não estejam matriculadas em escolas municipais, mas sejam moradoras do entorno.
A ação está sendo viabilizada por meio de parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde (Semsa) e de Educação (Semed).
Em reunião realizada na tarde desta sexta-feira (28), na sede da Semsa, gestores e técnicos das duas secretarias acertaram detalhes da vacinação, que terá caráter temporário, permanecendo em cada escola por um período de sete a dez dias.
Atualmente, mais de 153 mil crianças, de 5 a 11 anos, estão matriculadas em escolas da rede municipal de ensino.
Locais
As unidades de ensino onde a vacina contra a Covid-19 será oferecida são:
- o Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) Doutora Viviane Estrela Marques Rodella, no Lago Azul, zona Norte;
- o Cime Senador Artur Virgílio do Carmo Ribeiro Filho, no bairro Gilberto Mestrinho, zona Leste;
- o Cime Josefina Rosa de Mattos Pereira de Castro, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste;
- e o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Graziela Ribeiro, localizado no bairro Alvorada 2, zona Oeste.
Além disso, os pontos de vacinação do Clube do Trabalhador-Sesi, na zona Leste, e o do Studio 5 Centro de Convenções, na zona Sul, darão apoio ao atendimento dos estudantes de 5 a 11 anos que residem nestas regiões.
Com os pontos de atendimento nas escolas, passam a ser nove os locais de vacinação da campanha municipal de imunização contra a covid-19 para o público infantil.
Em todos esses locais podem ser vacinadas as crianças da faixa etária contemplada, que não apresentarem sintomas de doenças na fase aguda e que não tenham sido vacinadas para outras doenças nos últimos 15 dias.