Em meio a alta de casos, Manaus tem 262 mil atrasados para segunda dose da vacina contra a Covid

Vacina contra a Covid-19 é o meio mais eficaz contra a doença. — Foto: Divulgação

Manaus tem 262.423 mil pessoas atrasadas para a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Os dados são do monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e foram divulgados nesse domingo (16).

É importante lembrar que a vacina contra a Covid-19 é o meio mais eficaz contra a doença. No entanto, ela só garante uma eficácia maior quando completado o esquema vacinal, ou seja, quando a pessoa recebe as duas doses do imunizante.

LEIA TAMBÉM:

Todavia, isso não impede que até mesmo pessoas vacinadas contraiam a doença. Mas, a vacina diminui os riscos de agravamento e internação e, consequentementem, de mortes em decorrência da doença.

Segundo a Semsa, a vacina que mais tem faltosos é a Pfizer, com 172 mil pessoas atrasadas. Logo depois, vem a CoronaVac, com 45 mil pessoas que não completaram o esquema vacinal e 44 mil, a AstraZeneca.

Já em relação a quantidade de pessoas que estão dentro do público vacinável, ou seja, aquelas acima de 12 anos, e que ainda não se vacinaram, elas somam 96.849 mil pessoas somente na capital.

Para o infectologista Nelson Barbosa, os números são preocupantes, uma vez que assim como o estado, a capital vive uma explosão de novos casos da doença. Somente nos primeiros 15 dias do ano, a cidade soma mais de 5 mil registros de infecção.

“Isto é muito ruim. Estamos vendo que onde a cobertura vacinal não é boa é um celeiro para novas variantes. Olha o exemplo da África. Lá a vacinação é muito baixa e duas variantes surgiram de lá. A variante beta e a ômicron, que é responsável por mais de 90% de todos esses casos. Por isso, é importante não deixar para a última hora e aproveitar para se vacinar o quanto antes”, avaliou.

VÍDEOS mais assistidos do g1 Amazonas

Deixe um comentário