Velório acontece no Centro Cultural Palácio Rio Negro — Foto: Karla Mendes/g1 AM
Familiares e amigos do poeta Thiago de Mello se despediram do artista nesta sexta-feira (14). O velório de Thiago acontece no Centro Cultural Palácio Rio Negro, no Centro de Manaus.
O artista morreu na madrugada desta sexta (14), em casa, segundo a família de causas naturais. Thiago foi reconhecido nacionalmente e de forma internacional por suas criações artísticas.
Natural de Barreirinha, nos últimos anos, Thiago morava em Manaus e lutava contra o Alzheimer. A esposa dele, Polliana Furtado Lima, contou como foram os últimos anos do artista.
“Nos últimos anos o Thiago estava em tratamento contra Alzheimer e nos últimos meses ele estava bastante cansado, mas nos momentos de lucidez ele sempre expressava o contentamento dele, a alegria. A vida para ele era uma dádiva maravilhosa. Eu sempre digo que o Thiago sempre viveu intensamente e uma coisa muito bonita é que ele viveu de acordo com o que ele acreditava”, disse.
Morre poeta amazonense Thiago de Mello, referência na literatura regional brasileira.
O filho do artista, que também se chama Thiago de Mello, contou que os dois ainda tiveram uma chance se despedir na tarde de ontem (13). Ele conta que apesar de debilitado, o pai esboçou uma expressão feliz enquanto ele cantava uma canção.
“Ontem estive com ele e eu cantei algumas músicas. Sinto que tivemos uma forma de nos despedir. Eu estava em viagem para Barreirinha, interior do Amazonas, onde ele morou e tinha algumas coisas”, explicou.
O filho também relembra a última conversa que teve com o pai antes do falecimento. “Ele olhou para mim e perguntou o que eu andava fazendo e eu disse que estava cantando e fazendo poesia. Ele me disse que eu estava no caminho certo. Acima de tudo, eu sinto gratidão por ter tido a oportunidade de ter tido um tempo com ele antes dele partir. Ele deixou sua marca na história, um grande legado”, disse.
Influente internacionalmente, Thiago teve suas obras traduzidas para mais de 30 idiomas. Seu poema mais conhecido é “Os Estatutos do Homem” (confira aqui), em que o poeta chama atenção do leitor para os valores simples da natureza humana.
O enterro de Thiago acontecerá neste sábado (15), no Cemitério São João Batista, no Centro de Manaus.