Coari tem apenas 30,2% da sua população totalmente imunizada contra a Covid-19. — Foto: Arquipo Góes/Rede Amazônica
A Prefeitura de Coari, no interior do Amazonas, vai passar a exigir a apresentação do cartão de vacinação contra a Covid-19 para ingresso em estabelecimentos da cidade, como bares e restaurantes.
A medida foi anunciada pelo prefeito Keitton Pinheiro e foi publicada no Diário Oficial dos Municípios do Amazonas desta quarta-feira (26).
Segundo o vacinômetro da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Coari tem apenas 30,2% da sua população totalmente imunizada contra a Covid-19. A cidade está na lista dos sete municípios do estado que menos vacinaram contra a doença.
Além dos bares e restaurantes, será obrigatório apresentar a carteira para ingresso em estádios, academias, balneários, lanchonetes, padarias, drogarias, casas de shows, festas, escolas e órgãos públicos.
Segundo o decreto, caberá aos estabelecimentos fiscalizar o cumprimento do mesmo e controlar a entrada e cada indivíduo em suas dependências. A medida também não desobriga o uso de máscaras de proteção na cidade.
O prefeito disse ainda que a produção, utilização ou comercialização de carteira de vacinação falsificada poderá implicar em responsabilização administrativa, civil e penal dos infratores.