Centro de testagem de Covid em Manaus tem longa espera e aglomeração: ‘não havia ninguém organizando filas’

Movimento para fazer teste de Covid no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus

Movimento para fazer teste de Covid no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus

Em Manaus, pessoas que procuraram atendimento no novo Centro de Testagem para Covid inaugurado nesta quarta-feira (19), no Vasco Vasques, tiveram que aguardar em longas filas, sem qualquer distanciamento ou triagem, para serem atendidas.

Um vídeo recebido pelo o g1 mostra a aglomeração de pessoas que aguardavam por um teste do lado de dentro do Centro de Convenções. Uma professora da rede estadual, que preferiu não se identificar por temer represálias, reclamou da demora no atendimento:

“Cheguei em busca de atendimento às 9h e não havia ninguém organizando as filas, não organizaram as prioridades nem nada. Havia crianças, grávidas e idosos com febre. Eles não estavam dando prioridade para ninguém”.

O g1 questionou a Secretaria de Saúde sobre a falta de organização nas filas e aguarda posicionamento.

Desde o início da manhã, centenas de pessoas amanheceram em busca de teste para Covid no Centro de Convenções Vasco Vasques, na zona Centro-Sul de Manaus. O local começou a funcionar a partir das 9h.

Com a grande procura por testes, além dos Centros, outras 33 Unidades Básicas de Saúde municipal e Unidades e Serviços de Pronto-Atendimento (SPAs e UPAs) oferecem o teste de Covid gratuitamente. CLIQUE AQUI E CONFIRA os endereços.

A professora entrevistada pelo g1 ainda não tinha recebido atendimento, mesmo após mais de quatro horas na fila. Ela procurou o serviço após o marido ser diagnosticado com Covid e também apresentar sintomas gripais.

“Estou em um corredor aguardando 10 pessoas para poder entrar em uma outra sala para então ser atendida. O pior de tudo é o sol do lado de fora, que está super forte e piorando a situação de quem já chega doente”, disse.

“É muito difícil, porque a pessoa já vem doente procurando um atendimento, mas só faz piorar mais ainda. Se é para evitar aglomeração, por que concentrar tudo?”

População faz fila gigante no novo centro de testagem para Covid em Manaus

População faz fila gigante no novo centro de testagem para Covid em Manaus

O Amazonas vive uma explosão de casos de Covid. Só nas últimas 24h quase cinco mil pessoas testaram positivo para a doença.

As internações também aumentaram. Em Manaus, os hospitais Delphina Aziz e 28 de Agosto já têm quase 100% de ocupação nos leitos de UTI Covid. A maioria dos hospitalizados não tomou a vacina ou não completou ciclo vacinal.

Leia também:

Outros pontos de vacinação

O Centro de Convenções Vasco Vasques não é o único ponto de testagem em Manaus. Outra central foi montada no Studio 5 Centro de Convenções, no Distrito Industrial, com a proposta de intensificar as testagens na cidade.

No Studio 5 longas filas também foram registradas. No local, que está em funcionamento desde a semana passada, já fez mais de 11 mil testagens, entre segunda (12) e sábado (15). 48% delas deram positivo para a doença.

Além dos centros de testagem, a prefeitura disponibilizou uma lista com 33 Unidades Básicas de Saúde municipal e Unidades e Serviços de Pronto-Atendimento (SPAs e UPAs) que oferecem o teste.

A orientação dos órgãos de saúde é que somente procurem por atendimento e testagem, pessoas que tiverem os sintomas da doença para evitar aglomerações e disseminação do vírus.

Os vídeos mais assistidos do Amazonas

É muito dificil, porque a pessoa ja vem procurando um atendimento, mas só faz piorar mais ainda, porque se é para evitar aglomeração, porque concentrar tudo em um só ponto. A gente procura no bairro e não tem e a gente tem que vir longe, pra cá e ai complica. Dissemina mais ainda.

sintomas gripais leves

Deixe um comentário