Professora e aluno em escola indígena no Amazonas. — Foto: Divulgação
A Prefeitura de Itacoatiara, no interior do Amazonas, determinou que o ano letivo vai começar de forma virtual. A decisão é da Secretaria de Educação do município e foi divulgada nesta sexta-feira (4).
As aulas estão previstas para iniciar no dia 14 de fevereiro. Apesar da determinação, a secretária de educação do município, Vanessa Silvestre, determinou que as atividades essenciais podem ocorrer de forma presencial.
Um exemplo é o retorno presencial dos professores às escolas da cidade, que deve ocorrer na próxima segunda-feira (7).
No decreto, Vanessa também determinou que as atividades pedagógicas desenvolvidas de forma virtual devem seguir as necessidades de cada fase de ensino, bem como as escolas indígenas, quilombolas, ribeirinhas e de jovens e adultos:
- Creche (0 a 3 anos): as orientações aos pais devem indicar atividades de estímulo às crianças, leitura de textos pelos pais, jogos, brincadeiras, músicas infantis e outros voltados para essa faixa etária.
- Pré-escola (4 e 5 anos): indica-se atividades de estímulo às crianças, leitura de textos pelos pais, desenho, brincadeiras, jogos, filmes e programas infantis pela TV, utilização de vídeos aos pais orientando a realização de atividades, vídeos de historinhas dramatizadas, vídeos gravados pelos professores com proposição de atividades lúdicas que servirão de estímulo à curiosidade em aprender e conhecer, garantindo os direitos fundamentais de conviver (virtualmente),brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se, baseados na BNCC,utilização dos portais e sites educacionais gratuitos que contribuam para o desenvolvimento cognitivo das crianças quando possível, como também o uso do caderno de atividades impressas para os pais desenvolverem com as crianças.
- No Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º ano) e EJA: proposição de atividades impressas, quando possível, e/ou digitais, utilização dos portais esites educacionais gratuitos, que contribuam com as aprendizagens relacionadas ao currículo escolar, com foco no desenvolvimento da alfabetização, da leitura,da escrita e dos conhecimentos matemáticos. Uso de plataformas digitais, com vídeo chamadas em grupo entre as crianças e professores desenvolvendo a área de Linguagem – língua portuguesa, arte,educação física, matemática, ciências da natureza e ciências humanas.
- Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano) e EJA: disponibilização de conteúdos educacionais, por intermédio do livro didático, vídeos explicativos elaborados pelos professores, a indicação de filmes, vídeos educativos com temas específicos, documentários, sites, leituras, pesquisas, produção textual, de acordo com os objetos de conhecimento previstos, organização do roteiro de estudo semanal ou quinzenal para o discente de acordo com a série/ano e componente curricular, disponibilização de lista de atividades e exercícios impressos aos estudantes sem acesso aos meios digitais, sequências didáticastrilhas de aprendizagem por fluxo de complexidade relacionadas as competências e habilidades e aos objetos de conhecimento.
Ainda conforme o decreto, as avaliações escolares durante o período precisam levar em consideração o contexto excepcional da pandemia e buscar minimizar o aumento da reprovação e abandono escolar nas aulas remotas. As medidas tem duração de 30 dias e podem ser prorrogadas.