Amazonas volta à fase laranja após explosão de novos casos de Covid-19

Amazonas volta à fase laranja após explosão de novos casos de Covid-19. — Foto: Divulgação

O Amazonas voltou à fase laranja da pandemia, com risco moderado de transmissão de Covid, após uma explosão de novos casos confirmados da doença. A informação foi divulgada pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) neste sábado (15).

Em outubro do ano passado, o estado havia avançado para a fase amarela, que representa baixo risco de transmissão. Nas últimas semanas, após a chegada da variante ômicron, o número de casos positivos só vem aumentando.

Segundo a FVS, cerca de 38% dos testes de Covid estão apresentando resultado positivo. O órgão alertou para a importância da manutenção das medidas não farmacológicas, como o uso de máscara e a higienização regular das mãos.

Conforme o boletim ampliado da Situação Epidemiológica da Covid-19, divulgado na sexta-feira (14), houve um acelerado aumento na média diária de casos confirmados nos últimos 14 dias (entre 30 de dezembro de 2021 e 12 de janeiro de 2022).

A maior parte do aumento foi identificado em Manaus, que registrava 20 casos diários em 30 de dezembro e passou a registrar 531 casos por dia, na quarta-feira (12). No interior do estado, a média diária de casos saltou de 85 para 117 casos por dia (entre 30 de dezembro de 2021 e 12 de janeiro de 2022).

Dos casos de Covid-19 registrados em janeiro de 2022, foi identificada maior ocorrência em mulheres, que representam 59% dos casos.

A maioria dos infectados (83%) é de adultos, com idade entre 20 e 59 anos. Além disso, 57% dos pacientes confirmados para Covid-19 não possuem o esquema vacinal básico completo contra a infecção.

Manaus enfrenta aumento explosivo de casos de Covid

Manaus enfrenta aumento explosivo de casos de Covid

Perfil de internações

O aumento dos casos também se refletiu em aumento nas internações em leitos clínicos, mas não em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Atualmente, há 31 pacientes internados em leitos de UTI na rede pública e 4 na rede privada. Em leitos clínicos, há 79 pacientes na rede pública e 17 na rede privada de Manaus.

Nos últimos 14 dias, a média móvel diária de óbitos apresenta estabilidade, com menos de 2 óbitos por dia.

Coinfecção por Covid e Influenza

O novo boletim ampliado destaca também que o número de casos de coinfecção por Covid-19 e Influenza A subiu para oito, sendo sete casos de Manaus e um em Manacapuru.

Dos casos de coinfecção, seis são mulheres. A maioria (75%) é de adultos, com idade entre 20 a 59 anos.

Um ano depois da crise no Amazonas, estado registra mais de mil novos casos de Covid em 24h

Um ano depois da crise no Amazonas, estado registra mais de mil novos casos de Covid em 24h

Deixe um comentário