60% dos empresários querem ‘crédito com juros baixos’ contra impactos da pandemia no AM, diz Fecomércio

Comércio no Centro de Manaus. — Foto: Patrick Marques/G1 AM

Uma pesquisa da Fecomércio indicou as principais preocupações dos empresários com o crescimento de novos casos de Covid-19 e de Influenza no Amazonas. Cerca de 60% dos empresários ouvidos pediram “Linhas de Crédito com juros baixos e menos burocracia” para enfrentar os impactos da pandemia.

Os empresários foram ouvidos no período de 10 a 14 de janeiro deste ano, sobre a percepção dos impactos da doença no comércio e no turismo no estado.

O presidente da Fecomércio AM, Aderson Frota, explica que o estudo busca discernir as preocupações dos empresários neste recrudescimento da pandemia de Covid-19.

“Nos antecipamos em ouvir as dificuldades e expectativas das empresas, foram 52 selecionadas. Buscamos entender o momento e identificar as necessidades dos empresários do segmento. Aproveitamos a oportunidade para reiterar a importância da adesão de todos às medidas protetivas adotadas na primeira e segunda onda da pandemia”, disse.

Veja os principais pontos da pesquisa:

  • Sobre a avaliação em relação às medidas adotadas pelo governo do Amazonas, após o aumento de casos de Covid-19 (variante Ômicron) e de Influenza (variante H3N2), os empresários responderam que são:

“Prudente e Necessárias” (38%)
“Concordam Plenamente” (37%)
“Concordam Parcialmente” (25%)

  • Sobre as expectativas em relação ao cenário econômico no primeiro semestre de 2022, os empresários consideram:

“Cenário Preocupante” (34%)
“Cenário Desafiador” (33%)
“Cenário Positivo com Aumento nas Vendas” (33%)

  • Sobre as medidas necessárias para a retomada da economia, os empresários entendem que são necessárias:

“Linhas de Crédito com juros baixos e menos burocracia” (60%)
“Redução nos Custos dos Fretes” (36%)
“Flexibilização das Leis Trabalhistas” (4%).

  • Sobre o impacto da Covid-19/Influenza na empresa, os entrevistados responderam que os maiores problemas são:

“Afastamento do colaborador” (60%)
“Diminuição nas vendas” (40%)

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