Resumo
- Divulgação A Prefeitura de Manaus abriu as inscrições para o programa “Ração do Meu Pet”, que vai credenciar tutores de cães e gatos para o recebimento gratuito de ração.
- O chamamento público é coordenado pela Subsecretaria de Proteção, Defesa e Bem-Estar Animal, vinculada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), e tem como objetivo apoiar responsáveis por animais domésticos e reduzir a vulnerabilidade de cães e gatos no município.
- 📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp Para participar, é necessário apresentar documentos como CPF ou CNPJ (em caso de pessoa jurídica), comprovante de residência, comprovante ou declaração de renda, declaração de aptidão emitida pela Subsecretaria de Bem-Estar Animal, lista e fotos dos animais sob tutela, comprovante de castração e carteira de vacinação com antirrábica atualizada.
- A prefeitura informou que o benefício será concedido apenas aos tutores que comprovarem as condições de saúde dos animais, a castração e a adequação do espaço físico e de higiene onde eles vivem.
Prefeitura abre inscrições para programa ‘Ração do Meu Pet’ em Manaus. — Foto: Divulgação
Prefeitura abre inscrições para programa ‘Ração do Meu Pet’ em Manaus. — Foto: Divulgação
A Prefeitura de Manaus abriu as inscrições para o programa “Ração do Meu Pet”, que vai credenciar tutores de cães e gatos para o recebimento gratuito de ração. O edital, publicado no Diário Oficial do Município (DOM), terá validade de 12 meses e prevê o atendimento de até mil beneficiários com renda per capita de até um salário mínimo.
O chamamento público é coordenado pela Subsecretaria de Proteção, Defesa e Bem-Estar Animal, vinculada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), e tem como objetivo apoiar responsáveis por animais domésticos e reduzir a vulnerabilidade de cães e gatos no município.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio de formulário eletrônico, com envio da documentação obrigatória, até o dia 7 de janeiro de 2026. A lista dos selecionados será divulgada no DOM.
Serão selecionados até mil tutores. A quantidade de ração distribuída mensalmente varia conforme o número de animais sob tutela:
- 3 a 5 cães: 1 saco de 15 kg
- 3 a 5 gatos: 1 saco de 10 kg
- 6 a 10 cães: 2 sacos de 15 kg
- 6 a 10 gatos: 2 sacos de 10 kg
- 6 a 10 cães e gatos: 1 saco de 15 kg e 1 saco de 10 kg
A retirada da ração será mensal, pelo período inicial de três meses, conforme cronograma e local que ainda serão divulgados pela prefeitura.
Para participar, é necessário apresentar documentos como CPF ou CNPJ (em caso de pessoa jurídica), comprovante de residência, comprovante ou declaração de renda, declaração de aptidão emitida pela Subsecretaria de Bem-Estar Animal, lista e fotos dos animais sob tutela, comprovante de castração e carteira de vacinação com antirrábica atualizada. As declarações previstas no edital têm validade de três meses.
A prefeitura informou que o benefício será concedido apenas aos tutores que comprovarem as condições de saúde dos animais, a castração e a adequação do espaço físico e de higiene onde eles vivem. As informações poderão ser solicitadas e verificadas pela Semmas a qualquer momento.
Procura por hotéis para Pet aumenta no período de férias, em Manaus