Prefeito de Manaus vira alvo de 7 investigações criminais, entre elas viagens ao Caribe e contratos suspeitos

Resumo

  • David Almeida é investigado por viagens ao Caribe e contratos suspeitos com familiares O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) autorizou a abertura de sete investigações criminais contra o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), mais de um ano após o pedido do Ministério Público.
  • O Ministério Público apura se empresários que mantêm contratos milionários com a Prefeitura custearam despesas do prefeito e da primeira-dama Izabelle Fontenelle em viagens ao Caribe nos carnavais de 2024 e 2025.
  • 📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp Em uma das viagens, Izabelle foi filmada em festa regada a champanhe em um clube de alto padrão na ilha de São Martinho, ao lado de empresários com contratos com a Prefeitura.
  • Entenda como viagem do prefeito de Manaus ao Caribe no Carnaval virou investigação do Ministério Público Em nota, a Prefeitura de Manaus afirmou que não foi notificada sobre a abertura das investigações.

David Almeida é investigado por viagens ao Caribe e contratos suspeitos com familiares

David Almeida é investigado por viagens ao Caribe e contratos suspeitos com familiares

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) autorizou a abertura de sete investigações criminais contra o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), mais de um ano após o pedido do Ministério Público. A informação foi confirmada à Rede Amazônica nesta terça-feira (11). Entre os casos investigados estão viagens ao Caribe e contratos suspeitos envolvendo familiares do prefeito.

Por causa do foro privilegiado, a investigação dependia da aprovação de desembargadores. O processo passou por cinco relatorias em 13 meses, nenhuma das quais aceitou o caso por foro íntimo. A atual relatora é a desembargadora Vânia Marques Marinho. Juristas consultados consideram o prazo incomum.

O Ministério Público apura se empresários que mantêm contratos milionários com a Prefeitura custearam despesas do prefeito e da primeira-dama Izabelle Fontenelle em viagens ao Caribe nos carnavais de 2024 e 2025.

Em uma das viagens, Izabelle foi filmada em festa regada a champanhe em um clube de alto padrão na ilha de São Martinho, ao lado de empresários com contratos com a Prefeitura.

Além disso, os promotores investigam relações de familiares do prefeito com fornecedores da administração municipal.

Investigações autorizadas contra David Almeida:

  1. Viagens ao Caribe: apura se despesas do prefeito e da primeira-dama foram custeadas por empresários com contratos milionários com a Prefeitura.
  2. Contratos com familiares: pagamento de 20 mil reais mensais a Lidiane Oliveira Fontenelle, sogra do prefeito, por empresa contratada pela Prefeitura.
  3. Suspeitas de peculato: uso indevido de recursos públicos.
  4. Corrupção passiva: favorecimento de empresários em contratos com a Prefeitura.
  5. Fraude em licitação: irregularidades em processos de contratação da administração municipal.
  6. Contratos suspeitos envolvendo outros parentes: apuração de relações de familiares com fornecedores da Prefeitura.
  7. Outros casos de contratos e benefícios irregulares: totalizando sete investigações autorizadas, sendo que uma foi arquivada a pedido do Ministério Público.

Prefeito de Manaus viajou ao Caribe no Carnaval em viagem investigada pelo MP

Prefeito de Manaus viajou ao Caribe no Carnaval em viagem investigada pelo MP

LEIA TAMBÉM:

Em nota, a Prefeitura de Manaus afirmou que não foi notificada sobre a abertura das investigações. Segundo o comunicado, todas as viagens pessoais do prefeito são custeadas com recursos próprios e eventuais contratações envolvendo familiares ou empresas privadas seguem a legislação vigente.

A Prefeitura informou que documentos e comprovantes relacionados às investigações já foram encaminhados ao Tribunal de Contas do Estado do Amazonas e permanecem à disposição dos órgãos de controle e autoridades competentes.

A nota também reafirma confiança no Ministério Público e no Poder Judiciário, reiterando o compromisso com transparência e legalidade.

MP aguarda há mais de um ano autorização da Justiça para investigar prefeito de Manaus

MP aguarda há mais de um ano autorização da Justiça para investigar prefeito de Manaus

Justiça investiga David Almeida em 7 casos, entre eles viagens ao Caribe e contratos suspeitos — Foto: Divulgação

Deixe um comentário