Resumo
- A mobilização, de alcance nacional, oferece 19 tipos de vacinas do calendário básico do Ministério da Saúde, com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal e prevenir doenças como poliomielite, sarampo e febre amarela.
- José Rayol dos Santos Avenida Constantino Nery, s/nº, conjunto Chapada, FloresDas 8h às 11h USF Rosa Pereira de Almeida Rua Dona Mimi, s/nº, Morro da LiberdadeDas 8h às 11h 📱Baixe o app do g1 para ver notícias do AM em tempo real e de graça A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, reforçou a importância da imunização infantil.
- Segundo Shádia, a Semsa está reforçando ainda a aplicação da vacina contra o HPV, especialmente entre adolescentes de 15 a 19 anos que não receberam a dose na faixa etária recomendada (9 a 14 anos).
- “Antes de sair de casa, é importante levar a caderneta de vacinação e o CPF ou cartão do SUS, que devem ser apresentados na unidade”, orientou a secretária.

Manaus inicia Campanha de Multivacinação
A campanha “Multivacinação 2025”, voltada à atualização vacinal de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos, segue com programação neste sábado (11), em Manaus. A ação acontecerá em dez unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), distribuídas por todas as zonas urbanas da capital. Veja abaixo quais são e os endereços.
A mobilização, de alcance nacional, oferece 19 tipos de vacinas do calendário básico do Ministério da Saúde, com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal e prevenir doenças como poliomielite, sarampo e febre amarela.
Confira as Unidades de Saúde da Família que ofertam vacinação neste sábado:
Zona Norte
USF Carmem Nicolau
- Rua Santa Tereza D’ávila, s/nº, Lago Azul
- Das 8h às 17h, inclusive domingos e feriados
USF Major PM Sálvio Belota
- Rua João de Montefusco (antiga rua das Samambaias), nº 786, Santa Etelvina
- Das 8h às 11h
USF Balbina Mestrinho
- Rua Major Silvério J. Nery (antiga rua 17), nº 17, núcleo 3, Cidade Nova
- Das 8h às 11h
Zona Leste
USF Maria Leonor Brilhante
- Avenida Autaz Mirim, s/nº, Tancredo Neves
- Das 8h às 11h
USF Alfredo Campos
- Alameda Cosme Ferreira, s/nº, Zumbi dos Palmares
- Das 8h às 11h
USF Dr. José Amazonas Palhano
- Rua Antônio Matias, s/nº, São José
- Das 8h às 11h
Zona Oeste
USF Leonor de Freitas
- Avenida Brasil, Compensa 2
- Das 8h às 17h, inclusive domingos e feriados
USF Deodato de Miranda Leão
- Avenida Presidente Dutra, s/nº, Glória
- Das 8h às 11h
Zona Sul
USF Dr. José Rayol dos Santos
- Avenida Constantino Nery, s/nº, conjunto Chapada, Flores
- Das 8h às 11h
USF Rosa Pereira de Almeida
- Rua Dona Mimi, s/nº, Morro da Liberdade
- Das 8h às 11h
A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, reforçou a importância da imunização infantil.
“Algumas dessas doenças, como poliomielite e sarampo, já foram erradicadas, mas podem voltar em razão das baixas coberturas vacinais. Por isso pedimos aos pais que levem os filhos para receber as doses, para que possamos manter toda a população mais protegida”, afirmou.
Além das crianças e adolescentes, a campanha também atende jovens, adultos, gestantes e idosos com vacinas em atraso. Segundo Shádia, a Semsa está reforçando ainda a aplicação da vacina contra o HPV, especialmente entre adolescentes de 15 a 19 anos que não receberam a dose na faixa etária recomendada (9 a 14 anos).
Dez unidades de saúde da rede municipal funcionam aos sábados, oferecendo serviços da Atenção Primária à Saúde. Oito delas aplicam vacinas das 8h às 11h, enquanto a USF Carmen Nicolau, no bairro Lago Azul (zona Norte), e a USF Leonor de Freitas, na Compensa (zona Oeste), atendem das 8h às 17h, incluindo domingos e feriados.
“Antes de sair de casa, é importante levar a caderneta de vacinação e o CPF ou cartão do SUS, que devem ser apresentados na unidade”, orientou a secretária.
Campanha segue até o fim de outubro
A “Multivacinação 2025” começou no dia 6 de outubro e segue até 31 de outubro. As vacinas estão disponíveis em mais de 170 salas de vacinação da rede municipal. A relação completa dos locais pode ser conferida no link: bit.ly/SalasVacina
Durante o mês, as equipes da Semsa também farão busca ativa de pessoas com doses pendentes, para garantir que o maior número possível de manauaras atualize a caderneta de vacinação.
Vacinação em Manaus — Foto: Divulgação/Semsa
Vacinação em Manaus — Foto: Divulgação/Semsa