Menino se emociona durante vacinação
O pequeno Alex Saymon Medeiros completou 11 anos nesta quarta-feira (9). O dia marcou também a data em que ele recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid. Para celebrar a nova idade, durante a imunização, o menino ganhou uma pequena surpresa das aplicadoras, que cantaram os parabéns enquanto ele era imunizado. (Veja o vídeo acima).
Saymon é morador da Comunidade Bela Vista do Jaraqui, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Puranga Conquista. Além dele, mais de 50 crianças da comunidade receberam a imunização nesta quarta. A ação faz parte do início da campanha de vacinação contra a Covid para crianças ribeirinhas.
“Foi um presente para mim. É legal se vacinar porque agora sei que não vou perder a minha vida. E tomara que os outros se vacinem para que eles não percam a vida para o coronavírus também”, alertou o jovem.
Família mora na comunidade da zona ribeirinha de Manaus. — Foto: Matheus Castro/g1
A mãe do menino, a dona de casa Clarisse Medeiros, também ficou aliviada com a imunização dos filhos. Isso porque, além do aniversariante, ela também levou a Alexia, de 9 anos, para se imunizar.
“É uma emoção, uma segurança e um alívio saber que meus filhos vão ser imunizados, fora de risco, né? Porque a gente sabe que a situação está grave e eu não quero perder eles para essa doença. Ter os dois imunizados é um alívio. Só fica faltando uma”, disse a mãe.
Crianças foram imunizadas nesta quarta. — Foto: Matheus Castro/g1
Prefeitura quer intensificar campanha
Com a ação desta quarta, além de alcançar um novo público, a Secretaria de Saúde da capital quer intensificar a vacinação de crianças contra a Covid-19. Isso porque, segundo o órgão, apenas 48 mil crianças nessa faixa etária foram imunizadas. Manaus tem mais de 260 mil nesse grupo e que estão aptas para se vacinar.
Para o subsecretário de gestão em saúde da capital, Djalma Coelho, vai ser preciso fazer uma busca ativa e até o sábado (12), a Semsa espera imunizar mais de 20 mil crianças. A ação vai ocorrer tanto na zona urbana, como rural. Coelho também alertou os pais sobre as notícias falsas.
Vacinação ocorre em quatro pontos da zona rural da capital. — Foto: Matheus Castro/g1
“Busquem o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), perguntem se tem alguma miocardia provocada comprovada pela aplicação da vacina. Busquem o Crie e perguntem se tem um óbito provocado pela aplicação da vacina”, alertou.
Além da comunidade, outros três pontos da zona rural de Manaus devem concentrar a vacinação das crianças ribeirinhas: na calha do Rio Solimões o local será a Escola Municipal Nossa Senhora de Nazaré; na BR-174 é a Escola Neuza dos Santos; e na AM-010 a vacinação ocorre na unidade Abílio Alencar.
Para facilitar o acesso das crianças e dos pais, a prefeitura vai disponibilizar lanchas e ônibus escolares para buscar as famílias e levar até os pontos de vacinação.
Menina é vacinada contra a Covid na zona rural de Manaus. — Foto: Matheus Castro/g1