Secretário falou sobre projeto na manhã desta quinta-feira (16) — Foto: Valdo Leão/ Secom
O ex-secretário de segurança pública do Amazonas Sérgio Fontes foi nomeado para a Secretaria Pública Municipal de Segurança e Defesa Social.
A nomeação está no Diário Oficial do Município de quinta-feira (3) e começou a contar a partir do dia 1º de fevereiro. O ato foi assinado pelo prefeito David Almeida.
Fontes também é ex-delegado da Polícia Federal. Ele deixou a superintendência da PF no Amazonas em 2013 e ocupou, entre os anos de 2014 e 2017, o posto de secretário de segurança pública do estado, durante a gestão do ex-governador José Melo.
Ainda em 2021, a Câmara Municipal de Manaus aprovou um projeto de Lei que regulamentou o porte de arma de fogo pela Guarda Municipal. O ato deu início às movimentações para a criação da pasta.
Já em novembro, o prefeito David Almeida anunciou um concurso público para a Guarda. De acordo com ele, serão ofertadas 200 vagas.
Além disso, a pasta já conta com um aparato de 250 pistolas semiautomáticas calibre 9 milímetros e seis veículos. O armamento será utilizado, primeiramente, por um grupo de 60 guardas que serão selecionados no processo seletivo interno, composto por seis fases.