‘É pro bem de vocês’, incentiva criança indígena ao receber vacina contra a Covid em Manaus

Eduarda Silva, de 8 anos, da etnia Munduruku, incentiva vacinação contra Covid em Manaus

Eduarda Silva, de 8 anos, da etnia Munduruku, incentiva vacinação contra Covid em Manaus

A pequena Eduarda Silva, de 8 anos, da etnia Munduruku, garantiu que não sentiu dor ao tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Manaus, neste sábado (29). Crianças de 5 a 11 anos das 35 etnias que moram no Parque das Tribos, Zona Oeste, começaram a ser imunizadas.

“Não doeu nada, dói só um pouquinho, uma picadinha de nada, mas não dói muito. Não precisa fazer escândalo”, disse Eduarda. “É melhor vocês se vacinarem porque isso é pro bem de vocês”, incentivou aos pequenos.

Para a ação, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) montou um ponto temporário de atendimento na Escola Municipal Tereza Cordovil, que segue aberto até às 14h. Equipes volantes também foram montadas pela Divisão de Imunização da Secretaria para percorrer a região, alcançando as localidades mais distantes.

A mãe de Eduarda, a dona Valdelice Pereira, acompanhou a filha e aproveitou para tomar a dose de reforço.

Valdelice e Eduarda. — Foto: Ayrton Senna Gazel/g1 AM

“Estou aliviada pela minha filha ter se vacinado, e ainda aproveitei para tomar a minha terceira dose. O sentimento é de gratidão a todos que trabalharam nesse processo de promover a vacinação”, afirmou.

Rosiangela Freitas, do povo Miranha, também levou os dois filhos, José e Maria, de 6 e 11 anos, para receberem a dose da vacina. Ela conta que chegou a ficar apreensiva após ter lido fake news relacionadas aos imunizantes, mas diz que confia na ciência.

“Fiquei um pouco apreensiva, com tanta notícia falsa que a gente vê por aí. Porém, o importante é tomar a vacina, assim como eu também tomei as duas doses, agora trouxe meus filhos para assegurar a saúde deles”, disse Rosiangela.

Rosiangela acompanhou a vacinação dos dois filhos. — Foto: Ayrton Senna Gazel/ g1AM

José era só alegria depois de ter tomado a vacina. Ele comentou sobre a importância de se proteger contra a Covid-19.

“É importante tomar vacina, a minha mãe tomou, e eu também. Agora me sinto mais seguro para brincar e ir para escola. Não doeu nada”, disse José.

As crianças também ganhavam presentes após receberem os imunizantes.

José tomou a primeira dose da vacina — Foto: Ayrton Senna Gazel/g1 AM

Pontos de vacinação

Além da Escola Municipal Professora Tereza Cordovil, outras quatro unidades de ensino viraram pontos de vacinação temporário, neste sábado (29), e funcionarão até às 16h:

  • o Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) Doutora Viviane Estrela Marques Rodella, no Lago Azul, zona Norte;
  • o Cime Senador Artur Virgílio do Carmo Ribeiro Filho, no bairro Gilberto Mestrinho, zona Leste;
  • o Cime Josefina Rosa de Mattos Pereira de Castro, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste;
  • e o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Graziela Ribeiro, localizado no bairro Alvorada 2, zona Oeste.

Além disso, os pontos de vacinação do Clube do Trabalhador-Sesi, na zona Leste, e o do Studio 5 Centro de Convenções, na zona Sul, darão apoio ao atendimento dos estudantes de 5 a 11 anos que residem nestas regiões.

Documentos

Para ser vacinada, a criança deve estar acompanhada por um dos pais ou outro responsável maior de 18 anos, com documento de identidade, sendo necessário apresentar três documentos: certidão de nascimento ou documento de identificação original com foto; cartão nacional do SUS ou CPF, e a caderneta de vacinação.

Para as crianças com comorbidades, além dos documentos pessoais, é necessário apresentar laudo médico que comprove condições consideradas pelo MS como prioridade para a vacinação. A lista pode ser conferida pelo link bit.ly/vacinacovid-criancas.

Para os que têm deficiência, não há exigência de comprovação desta condição.

A Semsa orienta que a criança não tenha recebido nenhuma outra vacina do calendário infantil nos 15 dias anteriores e que não esteja com qualquer doença na fase aguda (gripada, por exemplo).

Veja os vídeos mais assistidos do Amazonas:

Deixe um comentário