Crianças são vacinadas contra a Covid-19 em Manaus. — Foto: Divulgação
A Prefeitura de Manaus abre, neste sábado (29), mais um local onde poderão ser vacinadas contra a Covid-19 as crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e deficiências e as de 6 a 11 anos sem doenças preexistentes.
O novo ponto vai funcionar no Studio 5 Centro de Convenções, na Zona Sul, de segunda a sábado, das 9h às 16h. O Centro de Testagem que funcionava no local encerrará as atividades nesta sexta-feira (28).
Outros quatro pontos já atendem esse público na capital:
- Centro Estadual de Convivência da Família Magdalena Arce Daou (Zona Oeste) – 9h-16h
- Cidade da Criança (Zona Centro-Sul) – 9h-16h
- Clube do Trabalhador Sesi (Zona Leste) – 9h-16h
- Shopping Via Norte (Zona Norte) – 10h-16h
O ponto do Studio 5 será coordenado pelo Distrito de Saúde (Disa) Sul e terá 15 postos de vacinação, além dos ambientes de acolhimento e registro.
Também haverá espaço de recreação para que as crianças permaneçam, conforme as regras de segurança, por 20 minutos após receberem a dose da vacina.
As crianças devem ser levadas por um dos pais ou outro responsável maior de 18 anos e precisam levar três documentos obrigatórios: certidão de nascimento ou documento de identificação original com foto; cartão nacional do SUS ou CPF, e a caderneta de vacinação.
Não é permitida a aplicação da vacina em crianças que tenham recebido qualquer outro imunizante nos últimos 15 dias e nas que não estiverem saudáveis.
Para as que têm comorbidades, além dos documentos pessoais, é necessário apresentar laudo médico que comprove comorbidades consideradas prioritárias para a vacinação, conforme lista disponível no site da Semsa. Crianças com deficiências (PcD), não há exigência de comprovação desta condição.