Pequenos fãs de Harry Potter tomam vacina contra Covid em Manaus. — Foto: José Carlos Amorim/CBN Amazônia
Pequenos fãs de Harry Potter tomam vacina contra Covid em Manaus. — Foto: José Carlos Amorim/CBN Amazônia
Os primos Carlos Emanoel, de 11 anos, e Débora, de 9 anos, se fantasiaram de personagens da saga “Harry Potter” para tomar a tão espera vacina contra a Covid-19, na manhã desta quinta-feira (27), em Manaus.
Eles foram até o Clube do Trabalhador – Sesi, na Zona Leste, para receberem as primeiras doses do imunizante. “É muito legal tomar a vacina e é importante né, porque vacinas salvam vidas”, disse o pequeno Carlos Emanoel.
Nesta quinta, a vacinação de crianças a partir de 6 anos, sem comorbidades, teve início em Manaus. O público pode buscar quatro pontos da cidade para vacinação infantil contra Covid – veja endereços abaixo.
O tio dos pequenos, o design Jefferson Alves, foi o responsável que acompanhou os dois na vacinação. Ele foi a influência para as crianças virarem fãs da saga Harry Potter.
Segundo ele, Carlos e Débora aproveitaram o momento para irem se vacinar vestidos com trajes e varinhas mágicas tradicionais usadas pelos personagens dos filmes.
“É um momento muito bom, ver minha sobrinha se vacinando, meu afilhado também. A gente tem que incentivar. A vacina, sim, é importante e salva vidas”, afirmou.
Vacinação de crianças
Além da vacinação de crianças a partir de seis anos, sem comorbidades, a prefeitura também segue vacinando crianças de 5 a 11 anos com algum tipo de deficiência permanente ou comorbidade.
São quatro pontos disponibilizados área a imunização infantil na capital:
- Centro Estadual de Convivência da Família Magdalena Arce Daou (Zona Oeste) – 9h-16h
- Cidade da Criança (Zona Centro-Sul) – 9h-16h
- Clube do Trabalhador Sesi (Zona Leste) – 9h-16h
- Shopping Via Norte (Zona Norte) – 10h-16h
O público total estimado de 5 a 11 anos é de 260 mil pessoas e, de acordo com a secretaria Municipal de Saúde, a adesão vai ser avaliada dia a dia, para a definição de quando os novos públicos serão atendidos.
Documentos
Para ser vacinada, a criança deve estar acompanhada por um dos pais ou outro responsável maior de 18 anos, com documento de identidade, sendo necessário apresentar três documentos: certidão de nascimento ou documento de identificação original com foto; cartão nacional do SUS ou CPF, e a caderneta de vacinação.
Para as crianças com comorbidades, além dos documentos pessoais, é necessário apresentar laudo médico que comprove condições consideradas pelo MS como prioridade para a vacinação. A lista pode ser conferida pelo link bit.ly/vacinacovid-criancas.
Para os que têm deficiência, não há exigência de comprovação desta condição.
A Semsa orienta que a criança não tenha recebido nenhuma outra vacina do calendário infantil nos 15 dias anteriores e que não esteja com qualquer doença na fase aguda (gripada, por exemplo).