novos alunos são aqueles que estão vindo pela primeira vez para a rede pública de ensino, ou seja, que eram estudantes da rede particular, federal, de outro estado ou da rede municipal do interior do estado. — Foto: Divulgação
Iniciam, nesta segunda-feira (17), as matrículas dos novos alunos que vão ingressar na rede pública, em todas as modalidades de ensino, e também para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). O período para fazer as matrículas segue até a terça-feira (18), e o procedimento pode ser realizado pelo site matriculas.am.gov.br ou presencialmente, em qualquer escola da rede pública.
O início das aulas presenciais do ano letivo de 2022, das escolas da rede pública estadual do Amazonas, foi adiado de 7 para 14 de fevereiro. O anúncio ocorreu na noite de sexta-feira (14), após reunião do Comitê Intersetorial de Enfrentamento da Covid-19. O estado vive nova alta de casos da doença.
Os novos alunos são aqueles que estão vindo pela primeira vez para a rede pública de ensino, ou seja, que eram estudantes da rede particular, federal, de outro estado ou da rede municipal do interior do estado.
Para confirmar a matrícula na escola solicitada, será dado o prazo de três dias úteis, a contar da data em que foi realizada a reserva. A partir disso, o aluno deve apresentar a documentação de maneira presencial, conforme orientações que estarão especificadas no site.
Os documentos solicitados para novos alunos são:
- comprovante de escolaridade original;
- guia de transferência (caso o candidato venha da rede particular, federal, de outro estado ou da rede municipal do interior do estado);
- histórico escolar ou declaração de transferência com validade de 30 dias;
- certidão de nascimento (original e cópia);
- CPF e RG (original e cópia) do responsável pelo aluno menor de 18 anos;
- comprovante de residência (cópia do último mês que anteceder a matrícula);
- cartão de vacinação (cópia); e
- duas fotos 3X4 recentes do aluno e documento de identificação com foto (original e cópia) do responsável pela matrícula.
Os alunos que perderem todos os prazos, tanto nos casos de matrícula como nos casos de transferência, poderão fazer os procedimentos que precisam, exclusivamente, na quarta-feira (19).
Para esse público, o atendimento também será via site matriculas.am.gov.br ou em qualquer escola da rede pública estadual e municipal.
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Para se inscrever no EJA o candidato também pode acessar o site matriculas.am.gov.br. No entanto, é requisito que o mesmo tenha a idade mínima de 15 anos completos, para 1º e 2º segmentos, e de 18 anos completos, para o 3º segmento. O 1º segmento corresponde aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), e o 2º segmento, aos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). O 3º segmento equivale ao Ensino Médio.
Os documentos necessários são:
- comprovante de conclusão de escolaridade anterior para a etapa pretendida;
- histórico escolar ou declaração de transferência com validade de 30 dias;
- certidão de nascimento (original e cópia);
- certidão de casamento (original e cópia);
- CPF e RG (original e cópia) do responsável pelo aluno menor de idade;
- comprovante de residência (cópia do último mês que anteceder a matrícula);
- cartão de vacinação (cópia); e
- duas fotos 3X4 recentes do aluno e documento de identificação com foto (original e cópia) do responsável pela matrícula.
A modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos está presente em quase todo o Amazonas, com exceção dos municípios de Anamã, Guajará, Ipixuna e Juruá. No total, são 66 escolas na capital, Manaus, e 124 escolas espalhadas pelo interior do estado, totalizando 190 escolas que ofertam a modalidade.