Pacientes são transferidos para hospital em Manaus (AM). — Foto: Divulgação
A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Manaus suspenderam, por 90 dias, a concessão de férias de todos os servidores das pastas por conta do novo avanço da pandemia da Covid-19.
Na portaria da SES, o secretário executivo da pasta, Jani Kenta disse que considerou a avaliação dos indicadores da pandemia no estado para tomar a decisão.
Já a determinação municipal está no Diário Oficial do Município (DOM) dessa terça-feira (11). No documento, a secretária de saúde da capital, Shádia Fraxe, diz que considerou ainda a declaração de emergência declarada no ano passado na capital e também a disseminação da nova variante na cidade.
Além disso, a medida, segundo o texto, visa evitar a descontinuidade na execução dos serviços prestados à população pela secretaria municipal.
Além das férias, a portaria municipal também suspendeu a concessão de licenças prêmio, licenças para tratar interesse particular, e o afastamento para cursos e missão especial.
Nessa terça-feira (11), Manaus voltou a registrar mais de mil casos de Covid-19 em 24h. Com o número, o estado já registra mais de 3 mil casos da doença em menos de 15 dias.
Além disso, 22 casos da variante ômicron já foram confirmados no estado e seis casos de coinfecção por Covid e Influenza. Os números levaram o governador Wilson Lima a suspender grandes eventos e limitar público máximo de 200 pessoas.
A Prefeitura de Manaus também cancelou a realização de blocos carnavalescos de ruas e suspendeu previamente o repasse de verbas para escolas de samba.