Testes de Covid-19 são realizados no Aeroporto de Manaus. — Foto: Tácio Melo/Secom-AM
Subiu para 6 o número de casos de coinfecção por Covid-19 e Influenza A (H3N2) no Amazonas. A informação foi confirmada nesta terça-feira (11), em coletiva de imprensa, pelo secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad.
No dia 6 deste mês, foram confirmados os dois primeiros casos da “flurona”, como foi apelidado na imprensa internacional (união dos termos “flu”, de influenza, com “rona” de coronavírus).
A chamada dupla contaminação é constatada quando os dois testes – para gripe e para Covid – dão positivo. Conforme Samad, quatro novos casos foram confirmados e um está em investigação.
“Com certeza deve ter mais, porque termina tendo uma subnotificação, algumas pessoas não procuram atendimento também, não se testam. Tem que ver. Com certeza tem mais”, disse.
De acordo com ele, a ocorrência desse tipo de infecção é esperada, e os pacientes apresentam sintomas leves.
“Você tem uma pandemia e surge uma epidemia, então esses vírus podem ser coincidentes. Se vai agravar ou não vai agravar os estudos vão mostrar mais pra frente. Mas todos os pacientes estão em casa com sintomas leves”, completou.
Vacinação de Covid protege contra quadro grave de coinfecção de Influenza e coronavírus
Avanço da ômicron no Amazonas
Nesta segunda-feira (10), subiu para 22 o número de casos confirmados da variante ômicron no Amazonas.
Os casos confirmados estão sendo monitorados e orientados a cumprirem isolamento domiciliar por 14 dias, com o objetivo de conter a disseminação da Covid-19.
O estado enfrenta um novo aumento de novos casos de Covid-19. Por conta disso, o governo proibiu a realização de eventos com venda de ingressos, e os eventos privados só podem ser realizados com o limite de até 200 pessoas.
As festas e blocos de rua em Manaus também foram suspensos no Carnaval deste ano, pela prefeitura. A tradicional Temporada de Cruzeiros, que deveria iniciar neste mês, também foi suspensa.
Até esta segunda, mais de 13,8 mil pessoas morreram com Covid no Amazonas, desde o começo da pandemia.
Amazonas volta a ter restrições por conta do avanço da Covid